Estudar, aprender e se desenvolver na história: uma possibilidade via elaboração conceitual // Studying, learning and developing in history: a chance via conceptual development

Autores

  • Francisca Lacerda de Góis UFRN
  • Maria da Paz Cavalcante Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Resumo Este trabalho discute a formação e o desenvolvimento de conceitos cientí­ficos na escola. Seu objetivo é apresentar uma proposta para o ensino e a aprendizagem da História, nos anos iniciais do ní­vel fundamental, tendo como elemento constitutivo a formação e o desenvolvimento de conceitos cientí­ficos. De caráter bibliográfico e fundamentado na perspectiva Histórico-Cultural e aprendizagem histórica, o estudo permitiu vislumbrar que o processo de ensino e de aprendizagem, desenvolvido com base na elaboração conceitual, promove a aprendizagem e o desenvolvimento do educando. Para o ní­vel de ensino a que se destina, o que se pretende é uma familiarização do aluno com os atributos do conceito selecionado para estudo. Essa perspectiva contribui para enfatizar as potencialidades formativas da História fortalecendo a sua presença no currí­culo escolar. Palavras-chave: História. Aprendizagem histórica. Conceitos cientí­ficos. Studying, learning and developing in history: a chance via conceptual development Abstract This paper discusses the formation and development of scientific concepts in school. Its goal is to present a proposal for teaching and learning of History in the early years of elementary level, having as a constituent element the formation and development of scientific concepts. It is bibliographical work and based on the Cultural-Historical perspective and historical learning that has allowed glimpsing the process of teaching and learning, built on the conceptual development in order to promote learning and development of students. For the level of education to which they relate, the aim is to acquaint the student with the attributes of the concept selected for study. This perspective helps to emphasize the formative potentialities of History strengthening its presence in the school curriculum. Keywords: History. Historical learning. Scientific concepts.

Biografia do Autor

Francisca Lacerda de Góis, UFRN

Centro de Educação

Maria da Paz Cavalcante, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação. Campus de Pau dos Ferros. Área: Educação. Subárea:ensino-aprendizagem da história.

Publicado

30-04-2018

Como Citar

Góis, F. L. de, & Cavalcante, M. da P. (2018). Estudar, aprender e se desenvolver na história: uma possibilidade via elaboração conceitual // Studying, learning and developing in history: a chance via conceptual development. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(40), 386–410. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1613

Edição

Seção

Artigos