Coconstrução dos conhecimentos no uso das tecnologias educativas: Reflexões éticas

Autores

  • Milton Nunes Campos Professor da Escola de Comunicação/UFRJ Professeur honoraire du Département de communication/Université de Montréal

Resumo

Nesse artigo teórico, ancorado em pesquisas empí­ricas, discutimos a problemática da ética na educação, notadamente no que diz respeito ao papel do desenvolvimento tecnológico. No texto, partimos dos conceitos de "construção" e "coconstrução", focalizando nesse último por conta de sua proximidade com as tecnologias da informação e da comunicação. Os conceitos de construção e coconstrução são elucidados através de uma recapitulação do lugar que ocupam em filosofias e abordagens psicológicas, de Kant à psicologia cognitiva contemporânea, e também através da comunicação. Para tanto, apresentamos os fundamentos da teoria comunicativa da ecologia dos sentidos, desenvolvida através da integração da filosofia construtivista e construtivista-crí­tica, e da psicologia construtivista e socioconstrutivista. Graças a essa abordagem, discutimos como as trocas comunicativas estão relacionadas à problemática moral e ética das interações. Finalmente, explicamos como, a nosso ver, as tecnologias educativas podem habilitar os participantes das interações a expressar intenções de se coconstruir conhecimentos, ressaltando o lugar da ética nesse processo discursivo multilinguajeiro.

Publicado

19-08-2015

Como Citar

Campos, M. N. (2015). Coconstrução dos conhecimentos no uso das tecnologias educativas: Reflexões éticas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(28), 184–211. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1537

Edição

Seção

Artigos