Educação especial nas escolas indígenas de Dourados-MS: desafios e possibilidades do serviço de apoio para os indígenas com deficiência
Resumo
Este estudo teve por objetivo desenvolver um programa de formação continuada para investigar as ações pedagógicas presentes nas salas de recursos e analisar as possibilidades, impasses e os desafios do atendimento especializado ofertado nas escolas indígenas de Dourados-MS. Trata-se de pesquisa colaborativa, fundamentada nos aportes teórico-metodológicos da sócio-antropologia, com ênfase nos Estudos Culturais. Foram organizadas duas etapas de trabalho com quatorze encontros de formação, os quais discutiram as demandas de quatro escolas e de quatro professoras especializadas, por meio de entrevistas semiestruturadas, abertas e coletivas. Os dados foram analisados elencando unidades temáticas presentes no discurso das participantes, confrontados com o aporte teórico e com as diretrizes e a literatura da educação especial. Os resultados evidenciaram que as escolas estudadas enfrentam diversos obstáculos, tais como: espaço físico inadequado; carência de recursos e materiais didático-pedagógicos na língua Guarani; ausência da língua de sinais em Guarani; dificuldades com a avaliação das necessidades específicas. Por fim, as análises indicaram que a política educacional precisa pautar-se numa perspectiva política, intercultural, capaz de mobilizar a participação e o exercício crítico do fazer pedagógico. Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Educação Escolar Indígena. Indígenas com deficiência. Abstract This study was aimed at developing a continuing education program to investigate pedagogical actions existing in resource rooms and at analyzing possibilities, impasses and challenges of specialized service provided in indigenous schools in Dourados - MS. It is a collaborative research, based on theoretical-methodological contributions of social anthropology, with an emphasis on Cultural Studies. They were organized two stages of work with fourteen training meetings, which discussed the demands of four schools and four specialized teachers, through semi-structured, open and collective interviews. Data were analyzed listing thematic units present in the discourse of participants, faced with the theoretical framework and the guidelines and the literature of special education. Results evidenced that such schools face several obstacles such as: inadequate physical space, lack of resources and teaching/learning material in Guarani language; absence of sign language in Guarani; among others. Last, such analyses indicated that the educational policy needs to be guided by a political perspective, intercultural, capable of mobilizing the participation and critical-thinking exercise of pedagogical making. Keywords: Indigenous with disabilities. Indigenous School Education. Specialized Educational Service.Downloads
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