A atualidade de John Dewey para a educação: mais arte, não menos

Autores

  • Marcus Vinicius Cunha USP

Resumo

Este trabalho busca mostrar que John Dewey oferece valiosa contribuição para o desenvolvimento de reflexões sobre os problemas educacionais dos dias de hoje. Para cumprir esse objetivo, o trabalho desenvolve um estudo sobre o livro Arte como experiência de Dewey, com o intuito de discutir o ví­nculo estabelecido pelo autor entre os dois conceitos que formam o tí­tulo - arte e experiência. Os resultados desse estudo são transportados para a educação - assunto não focalizado no referido livro - considerando o cenário educacional atual. A metodologia utilizada é a análise retórica, em conformidade com os trabalhos do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq), cujos fundamentos encontram-se na obra de Aristóteles, em especial nos Tópicos e na Retórica, segundo a interpretação feita por Chaí¯m Perelman e outros integrantes do movimento contemporâneo de revisão da filosofia Aristotélica. O trabalho conclui que a transposição dos conceitos estéticos de Dewey para a educação traz várias contribuições aos educadores, apoiando medidas inovadoras, como o uso das artes na escola e a criação de novos métodos para o ensino da arte, e também oferecendo inspiração para transformar a educação em uma experiência gratificante e humanizadora. Tais contribuições, no entanto, devem ser confrontadas com a radicalidade polí­tica que está presente nas análises feitas por Dewey sobre a cultura contemporânea.

Publicado

30-06-2015

Como Citar

Cunha, M. V. (2015). A atualidade de John Dewey para a educação: mais arte, não menos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(28), 67–83. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1361

Edição

Seção

Artigos