Educação infantil e relações étnico-raciais: impactos da formação docente nas práticas educativas

Autores

  • César Marinho Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Edna Martins Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Resumo

As Leis 10.639/2003 e 11.645/08, que alteram a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e indí­gena no Ensino Básico foram uma das mais importantes conquistas dos movimentos populares em prol de uma educação antirracista. Buscando compreender os desdobramentos de polí­ticas educacionais para a promoção da igualdade racial, este estudo teve o objetivo de investigar como os percursos de formação de professoras da educação infantil afetam suas práticas educativas. A partir de uma pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com dez educadoras brancas e negras de duas escolas de educação infantil de um Municí­pio da Grande São Paulo. O referencial teórico no qual se assentou as análises e discussão do material coletado consistiu do enfoque histórico-cultural, que compreende o desenvolvimento humano, como fruto de interações socioculturais. Os resultados do estudo indicam que as formações inicial e continuada das professoras desatreladas de polí­ticas públicas e de ações que favoreçam a ocorrência de uma educação antirracista, culminam em dificuldades que impactam diretamente nas práticas educativas e nos processos de intervenção dos docentes nos casos de discriminação e preconceito no contexto escolar.

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Marinho, C., & Martins, E. (2016). Educação infantil e relações étnico-raciais: impactos da formação docente nas práticas educativas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 42–63. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1329

Edição

Seção

Artigos