O brincar e a criatividade como formas de lidar com a dificuldade de aprendizagem

Autores

  • Maria Vitoria Campos Mamede Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Camila Nagem Marques Vieira PPGE/UFRJ e Colégio Pedro II

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisas efetuadas pelo grupo de pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA), mais especificamente, parte-se de um recorte da dissertação de mestrado de uma das autoras, na qual se estuda a educação estética e o espaço escolar, enfocando-se o brincar no contexto da dificuldade de aprendizagem. Como referencial teórico para a abordagem da articulação entre o brincar e a questão das dificuldades de aprendizagem, tem-se os pressupostos de Winnicott, Paí­n e Fernández. A metodologia utilizada na pesquisa maior foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante pelo viés da Pesquisa-Ação. Este artigo centra-se no relato da participação de F., aluna da escola municipal de Angra dos Reis, no projeto de correção de fluxo, tendo-se como objetivo discutir quem é o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem? Como este aluno constrói uma identidade discente sem ser a partir de amálgamas do que dizem dele? Propõe-se, com a análise de cinco cenas que sintetizam os dados colhidos nas 25 oficinas realizadas, uma saí­da para as dificuldades na aprendizagem e da agressividade na escola. Por meio da análise dos dados desta pesquisa e da abordagem dada ao caso de F., tem-se a constatação da efetividade do brincar e da criatividade como uma das formas de lidar com a questão.

Biografia do Autor

Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da UFRJ em Psicologia da Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ, Doutora em Psicologia Clí­nica pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Letras pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasí­lia (1998) e em Letras pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982). Coordenadora do grupo de pesquisa Criar &Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem - LUPEA. Este grupo desenvolve sobre o espaço lúdico como propiciador de criação de um espaço de reelaboração da aprendizagem e de criação de espaços que lidem com problemas de aprendizagem e sofrimento psí­quico É membro do GT Desenvolvimento, Saúde e Educação coordenado pelo Prof Dr Sávio Silveira de Queiroz e pelo Prof Dr Antonio Carlos Ortega. Pesquisadora associada da Universidade Federal do Paraná (Núcleo de pesquisa do Desenvolvimento Humano e Núcleo de Psicanálise) com convênios já estabelçecidos com o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenções Sociais da Puc- Rio e a Uniteé d'ethinopsychiatrie et de Sttress Post-Traumatique, do Service de Consultation de l'École de Psychologie da Universidade de Laval, Quebec, Canadá. Pesquisadora fundadora do Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão - GIEI - UNIRIO, tendo parceria com UERJ, UFF e UFSCar e internacional como Universití  degli Studi di Roma "Foro Italico", Universidad de La Rioja e Universidad Distrital de Bogotá..Pesquisadora associada da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) ( LIPIS e Núcleo de Pesquisa de Psicanálise , cultura e violência) Consultora "ad hoc" de diversas revistas, como: Arquivos Brasileiros de Psicologia (1809-5267); Revista Mal-Estar e Subjetividade (1518-6148); Interação em Psicologia (1981-8076) e Revista Psicologia Clí­nica (0103-5665), dentre outras. . Possui experiência na área de Psicopedagogia, Psicanálise, Psicologia, com ênfase em Linguagem e Subjetividade, Pensamento Winnicottiano e freudiano, atuando principalmente nos seguintes temas: Winnicott, tendência anti-social, agressividade, autismo, psicose, Psicanálise, Freud, problemas de aprendizagem e problemas de desenvolvimento da aprendizagem,criatividade, ludicidade, jogos e brinquedos.Autora do livro " Rios sem discurso" : a agressividade da infância na contemporaneidade, São Paulo:Vetor, 2007 e do livro Criar & Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem, Rio de Janeiro:WAK, 2014.

Camila Nagem Marques Vieira, PPGE/UFRJ e Colégio Pedro II

Professora do Departamento de Desenho e Artes Visuais do Colégio Pedro II. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (2014) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

Publicado

11-07-2017

Como Citar

Maia, M. V. C. M., & Vieira, C. N. M. (2017). O brincar e a criatividade como formas de lidar com a dificuldade de aprendizagem. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 119–137. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1290

Edição

Seção

Artigos