Formação Continuada Emancipatória: uma ação criativa no contexto escolar contemporâneo

Autores

  • Kênia Paulino de Queiroz Souza Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O contexto educacional brasileiro tem se deparado com diferentes discussões sobre formação continuada de professores. Vários educadores questionam a possibilidade de uma prática de formação, no contexto escolar, que se apresente de forma antagônica ao ensino conservador e contrária à educação voltada para a linearidade, para a reprodução do conhecimento e para a fragmentação do saber. A partir dessa problemática, este texto tem como objetivo geral discutir a formação continuada de professores da Educação Básica na perspectiva emancipatória, com o olhar criativo na contemporaneidade. E como objetivos especí­ficos: compreender a diferença entre a visão conservadora e emancipatória no cenário educacional; apresentar a formação continuada emancipatória na ótica da criatividade como uma possibilidade de mudanças na contemporaneidade. A metodologia desta pesquisa foi por meio da revisão bibliográfica, com a abordagem qualitativa, a partir dos principais aportes teóricos: Nóvoa (1995), Cunha (2006), Torre (2008), Veiga e Silva (2010). A presente reflexão revelou a importância de discussões emergentes sobre um processo formativo, com concepções emancipatórias, que atenda à presente realidade com uma visão diferente do contexto de ensino conservador. Acredita-se que esta reflexão possa propiciar a compreensão de uma concepção de formação continuada de professores emancipatória que seja criativa. E também oportunize mudanças, ao (re)pensar práticas pedagógicas mais humanas, flexí­veis, coletivas e integradoras, partindo do próprio espaço docente, com teoria e prática interligadas; e possibilite o ressignificar formativo, ao conectar as dimensões individual, social e planetária.

Biografia do Autor

Kênia Paulino de Queiroz Souza, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em PEDAGOGIA pela Fundação Educacional de Paraí­so do Tocantins-FECIPAR (2004) e Especializações em Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade JK-Brasí­lia DF (2007) e Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade João Calvino (2013). Mestre em Educação pela UFT (2016). Ministrou aula no curso de Educação Infantil e Séries Iniciais da Pós-graduação do INSTITUTO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E ENSINO SUPERIOR - INAPES (2012). Atuou em sala de aula nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental (2011). Coordenou os Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Deusa Moraes (2011 - 2013). Atualmente é membro do grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação e Currí­culo pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora Associado e atualmente é Coordenadora do Programa de Iniciação Cientí­fica - PIBIC da UFT e Bolsista Produtividade da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Polí­tica Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, polí­tica educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Seminário de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. É professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Lí­ngua e Literatura. Leciona no mestrado e doutorado as disciplinas: Metodologia de Pesquisa em Estudos Interdisciplinares; Interdisciplinaridade e Formação Docente. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. Leciona no mestrado a disciplina: Teoria da Educação e Docência universitária. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Membro do grupo de pesquisa A produção acadêmica sobre professores: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste, vinculado ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP) da FAE/UFG). Orienta mestrado sobre formação de professores. Na graduação no Curso de Comunicação Social trabalha com as disciplinas Seminário de Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso e Estudos contemporâneos. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capí­tulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.

Publicado

18-09-2017

Como Citar

Souza, K. P. de Q., & Pinho, M. J. de. (2017). Formação Continuada Emancipatória: uma ação criativa no contexto escolar contemporâneo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 158–174. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1289

Edição

Seção

Artigos