Ensino de nove anos: desafios e possibilidades de sua implementação

Autores

  • Mary Ellen Fernanda Zanini Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí­
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí­

Resumo

Esse artigo relata encaminhamentos e resultados de uma pesquisa desenvolvida em ações durante o perí­odo do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNV. O objetivo geral concerne em descrever a implantação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Municipal de Educação de Naviraí­/MS sob a perspectiva de professores e dos responsáveis pela Gerência Municipal de Educação. Da análise dos dados, é possí­vel concluirmos que o processo de implementação do ensino de nove anos careceu de uma formação em contexto dos professores o que agravou os problemas e conflitos decorrentes dos desafios postos ao trabalho pedagógico. Contudo, acreditamos com base nos resultados que é preciso criar um movimento que promova uma Pedagogia para Infância e que respeite as especificidades das crianças de 5 e 6 anos, sobretudo, os direitos fundamentais do acesso à ludicidade como forma de exploração dos conteúdos na escola dos anos iniciais.

Biografia do Autor

Mary Ellen Fernanda Zanini Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí­

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí­.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí­

Professor Assistente e Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS; Doutorando em Educação pela UNESP/Presidente Prudente/SP; Mestre em Educação pela UNESP e Licenciado em Pedagogia pela UFMS/Câmpus Três Lagoas.

Publicado

18-09-2017

Como Citar

Lopes, M. E. F. Z., & Ciríaco, K. T. (2017). Ensino de nove anos: desafios e possibilidades de sua implementação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 199–220. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1264

Edição

Seção

Artigos