As vozes dos estudantes: entendimentos acerca da escola, educação e aprendizagem

Autores

  • Graciele Alice Carvalho Adriano Fundação Reginal de Blumenau - FURB
  • Gicele Maria Cervi Fundação Regional de Blumenau - FURB

Resumo

O artigo problematiza a escola enquanto instituição inventada na modernidade com a função de estabelecer uma ordem social e mental. Uma instituição de disciplinamento e de controle. Uma instituição que produz subejtividades. O texto utiliza as contribuições de Ariés (1981), Varela (1992), Biesta (2013), Rancií¨re (2013), Deleuze (2000), Sibilia (2013) e outros que auxiliam nas compreensões sobre escola, educação e aprendizagem. O estudo apresenta resultados de uma investigação realizada com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, na escola da rede municipal de ensino, na cidade de Blumenau (SC). A pesquisa contou com um questionário de comandos para a coleta de dados, elaborado a partir de três unidades de análise, estabelecidas a priori: compreensões dos estudantes sobre a finalidade de frequentar a escola, em estudar e da educação no Brasil. A análise do conteúdo possibilitou o entendimento nas respostas dos estudantes participantes, a partir das questões comandos, que foram trianguladas. Os resultados apresentam entendimentos sobre a obrigatoriedade na frequência dos espaços escolares, na importância da aprendizagem dos conteúdos, nos investimentos precários do governo nas escolas e aspiração na conquista de um futuro melhor.

Biografia do Autor

Graciele Alice Carvalho Adriano, Fundação Reginal de Blumenau - FURB

Graduada em Pedagogia pela Fundação Regional de Blumenau - FURB. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco. Mestranda do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, pela Fundação Regional de Blumenau - FURB.

Gicele Maria Cervi, Fundação Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí­ (1988), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professor do quadro da Universidade Regional de Blumenau. Professora do Mestrado em Educação - PPGE-FURB. Vice-Coordenadora do Grupo de Pesquisa Saberes de Si e Polí­ticas de Educação na Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, currí­culo, formação e gestão. Coordenadora Institucional do PIBID-FURB desde 2011 e Vice-Presidente do ForPibid Gestão 2014-2015.

Publicado

18-04-2017

Como Citar

Adriano, G. A. C., & Cervi, G. M. (2017). As vozes dos estudantes: entendimentos acerca da escola, educação e aprendizagem. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 100–116. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1230

Edição

Seção

Artigos