A influência da cultura sobre as representações sociais

Autores

  • Felipe da Silva Triani Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Carine Camara Bizerra Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Cristina Novikoff Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Resumo

O presente artigo trata da contribuição do conceito de cultura para a compreensão da Teoria das Representações Sociais. Parte-se da ideia de que, entendendo cultura como abstração transmissora de referências simbólicas, é possí­vel estabelecer um movimento interdisciplinar entre esta e as representações sociais, visto que as representações sociais são produto e processo da construção do homem e, portanto, não podem ser estudadas fora da cultura em que foram geradas. Neste sentido, questiona-se: qual é a contribuição do conceito de cultura para a compreensão da Teoria das Representações Sociais? Para dar conta deste questionamento, tomamos como estrutura basilar os estudos de Claude Lévi-Strauss (1976), Clifford Geertz (1989) e Norbert Elias (1994), em relação à cultura, e os estudos de Moscovici (1984, 2012), Jodelet (2009, 2011) e Novikoff (2010), para tratar o conceito da Teoria das Representações Sociais. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, este artigo de finalidade teórica, teve como objetivo entender o valor do conceito de cultura para a compreensão da Teoria das Representações Sociais. Para tanto, inicialmente, sistematizamos o conceito de cultura sob a perspectiva sociológica e antropológica, em seguida, apresentamos a Teoria das Representações Sociais, por fim, discutimos o lugar da cultura na psicologia social. Os resultados confirmam a ideia inicial, visto que os conceitos de cultura tratados fazem um movimento interdisciplinar (POMBO, 2005) em relação às representações sociais, pois a representação através das produções humanas (ELIAS, 1994) elaboradas ativamente e integradas passiva e ativamente, dependem das referências simbólicas instituí­das pelo ambiente (LEVI, 1976) que geram uma teia de significados interpretáveis (GEERTZ, 1989). Logo, é fundamental estudar as representações sociais dentro da cultura em que nela foram geradas.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Triani, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES.

Carine Camara Bizerra, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Mestre em Letras e Ciências Humanas - UNIGRANRIO. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES.

Cristina Novikoff, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ. Docente da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Lí­der do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores.

Publicado

27-01-2017

Como Citar

Triani, F. da S., Bizerra, C. C., & Novikoff, C. (2017). A influência da cultura sobre as representações sociais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 7–21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1216

Edição

Seção

Artigos