A influência da cultura sobre as representações sociais
Resumo
O presente artigo trata da contribuição do conceito de cultura para a compreensão da Teoria das Representações Sociais. Parte-se da ideia de que, entendendo cultura como abstração transmissora de referências simbólicas, é possível estabelecer um movimento interdisciplinar entre esta e as representações sociais, visto que as representações sociais são produto e processo da construção do homem e, portanto, não podem ser estudadas fora da cultura em que foram geradas. Neste sentido, questiona-se: qual é a contribuição do conceito de cultura para a compreensão da Teoria das Representações Sociais? Para dar conta deste questionamento, tomamos como estrutura basilar os estudos de Claude Lévi-Strauss (1976), Clifford Geertz (1989) e Norbert Elias (1994), em relação à cultura, e os estudos de Moscovici (1984, 2012), Jodelet (2009, 2011) e Novikoff (2010), para tratar o conceito da Teoria das Representações Sociais. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, este artigo de finalidade teórica, teve como objetivo entender o valor do conceito de cultura para a compreensão da Teoria das Representações Sociais. Para tanto, inicialmente, sistematizamos o conceito de cultura sob a perspectiva sociológica e antropológica, em seguida, apresentamos a Teoria das Representações Sociais, por fim, discutimos o lugar da cultura na psicologia social. Os resultados confirmam a ideia inicial, visto que os conceitos de cultura tratados fazem um movimento interdisciplinar (POMBO, 2005) em relação às representações sociais, pois a representação através das produções humanas (ELIAS, 1994) elaboradas ativamente e integradas passiva e ativamente, dependem das referências simbólicas instituídas pelo ambiente (LEVI, 1976) que geram uma teia de significados interpretáveis (GEERTZ, 1989). Logo, é fundamental estudar as representações sociais dentro da cultura em que nela foram geradas.Downloads
Publicado
27-01-2017
Como Citar
Triani, F. da S., Bizerra, C. C., & Novikoff, C. (2017). A influência da cultura sobre as representações sociais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 7–21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1216
Edição
Seção
Artigos