Um olhar sobre as questões de gênero em livros didáticos de Matemática

Autores

  • Andreia Cristina Rodrigues Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso
  • Andréia Dalcin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre os discursos historicamente construí­dos em torno das questões de gênero. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que através da análise de imagens em livros didáticos de matemática buscou enfatizar o papel polí­tico da educação matemática. Buscamos identificar os discursos presentes nas imagens que abordam em especial a mulher, seu papel social e sua relação com a matemática e seu ensino, possibilitando uma reflexão quanto ao uso do livro didático em sala de aula e também defendendo uma educação matemática comprometida efetivamente com a justiça social. Para nos subsidiar teoricamente nos utilizamos de pensadores que discutem sobre as questões de gênero como Alves e Pitanguy (1991), Louro (1997) e outros; e em relação à gênero e matemática destacamos as discussões de Walkerdine (2007) e Souza e Fonseca (2010) e para discutir sobre a questão multicultural destacamos as reflexões de MacLaren (2000). Observamos nos livros didáticos analisados uma representação idealizada da sociedade contemporânea, além de discursos contraditórios em relação a mulher e a matemática, por isso frisamos a necessidade de um debate que objetive a superação deste modelo sexista preconceituoso, arraigado historicamente nas relações entre homens e mulheres e do qual ainda encontramos resquí­cios nas imagens analisadas.

Biografia do Autor

Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso, lotada no Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais no Campus Universitário de Sinop/MT. Professora da área de Educação Matemática. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC.

Andréia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós - Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS.

Publicado

04-05-2017

Como Citar

Trevisan, A. C. R., & Dalcin, A. (2017). Um olhar sobre as questões de gênero em livros didáticos de Matemática. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 72–99. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1212

Edição

Seção

Artigos