Projetos Integradores: análise e considerações do componente curricular de ciências humanas na rede estadual de educação do Espírito Santo
Palavras-chave:
Projetos Integradores de Ciências Humanas, Currículo de tempo integral no ensino médio, Trabalho docente e precarização, Estado do Espírito SantoResumo
Este artigo, com base em análise documental e bibliográfica, discute a adoção de modelos administrativos empresariais a partir da problematização do componente curricular Projetos Integradores de Ciências Humanas, objeto que integra o rol de disciplinas oferecidas pela organização curricular do Novo Ensino Médio, ofertado na rede de ensino de tempo integral da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU). A Reforma do Ensino Médio, promulgada pela Lei nº 13.415/2017, e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do Ensino Médio (Brasil, 2018) estão alinhadas a uma tendência global de caráter neoliberal que reduz a educação à formação de mão de obra, sem compromisso com os aspectos sociais e críticos. Com o aporte teórico de Ramos (2022), Freitas (2018), Frigotto (2010), Ferreira (2017) e Matos (2020), conclui-se que o componente curricular em tela, ao contrário da narrativa sedutora e supostamente inovadora, contribui para a precarização do ensino de Ciências Humanas Sociais Aplicadas e reforça um projeto político e econômico pautado pelo individualismo e visão empreendedora em detrimento de uma formação crítica dos estudantes.
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