A percepção ambiental dos discentes nas Escolas Municipais de Manaus: um estudo de caso/The environmental perception of students in the Municipal Schools of Manaus: a case study

Autores

  • Patrícia Auxiliadora Ribeiro de França UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Maria da Glória Vitório Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Resumo

Resumo A crescente preocupação com a questão ambiental proporciona que a temática da Educação Ambiental seja difundida e incorporada por diversos segmentos da sociedade, entre eles as escolas, para o desenvolvimento de atividades e projetos no intuito de educar as comunidades, procurando sensibilizá-las para a modificação de atitudes e posturas que sejam benéficas ao equilí­brio ambiental.Diante desse contexto, visando abordar especificamente a ideia que formam os estudantes das escolas municipaisacerca da educação ambiental tem-se como problema de pesquisa o seguinte: até que ponto as Escolas Municipais de Manaus de têm contribuí­do para promover a Educação Ambiental (EA)?Em decorrência de tal pergunta, o trabalho teve como objetivo geral verificar, por meio da percepção dos alunos, se os projetos e ações em educação ambiental nas Escolas Municipais de Manaus trazem resultados significativos que se traduzam em práticas pessoais no dia a dia dos seus discentes. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com pesquisa empí­rica do tipo descritiva, sobretudo na forma de trabalho de campo. Os principais resultados se mostraram concernentes com as abordagens de importantes autores da literatura sobre o assunto. Pode-se concluir que as ações de educação ambiental promovem mudanças de comportamento e despertam nos estudantes certo interesse para encontrar soluções para as problemáticas ambientais, todavia, para além do reconhecimento de valor e do interesse que os participantes têm sobre as questões ambientais, é necessário que as escolas avancem e busquem desenvolver novas ações. Palavras-chave: Educação ambiental. Percepção dos discentes. Escolas Municipais de Manaus. The environmental perception of students in the Municipal Schools of Manaus: a case study Abstract The growing concern with the environmental issue provides that the theme of Environmental Education be disseminated and incorporated by various segments of society, including schools, to develop activities and projects to educate communities, seeking to sensitize them to the modification of attitudes and postures that are beneficial to the environmental balance. In this context, in order to specifically address the idea that the students of municipal schools form on environmental education has as a research problem the following: the extent to which the Municipal Schools of Manaus have contributed to promote Environmental Education (EA)? As a result of this question, the general objective of the work was to verify, through the students' perception, whether projects and actions in environmental education in the Municipal Schools of Manaus bring significant results that translate in personal practices in the day to day of its students. For that, a case study was carried out, with empirical research of the descriptive type, mainly in the form of field work. The main results were related to the approaches of important authors of the literature on the subject. It can be concluded that environmental education actions promote behavioral changes and awaken in students a certain interest to find solutions to environmental problems, however, in addition to the recognition of value and the interest that participants have on environmental issues, it is necessary that the schools advance and seek to develop new actions. Keywords: Environmental education. Perceptions of the students. Municipal Schools of Manaus.

Biografia do Autor

Patrícia Auxiliadora Ribeiro de França, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2010/2) e Pós-Graduação em MBA Executivo: Gestão de Organizações - Operações e Serviços pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2013) e Mestranda em Engenharia de Produção pela UFAM. Atualmente é servidora da Secretaria Municipal de Educação - SEMED. E, também, está inserida no Grupo de Estudo de Resí­duos - GERES/ Cnpq, da Universidade Federal do Amazonas, onde atua nas linhas de pesquisas: Engenharia de Produção, Tecnologias Produtivas, Gerenciamento de Resí­duos e Cooperativismo; Reciclagem e Responsabilidade Social

Maria da Glória Vitório Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Possui Doutorado em Psicologia/Desenvolvimento Humano pela USP (2009). É Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal do Amazonas e Chefe do Departamento de Administração/UFAM.

Publicado

13-12-2017

Como Citar

Ribeiro de França, P. A., & Vitório Guimarães, M. da G. (2017). A percepção ambiental dos discentes nas Escolas Municipais de Manaus: um estudo de caso/The environmental perception of students in the Municipal Schools of Manaus: a case study. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(40), 187–203. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1198

Edição

Seção

Artigos