Educação midiática para todxs: a experiência de Maldita.ES

Autores

Palavras-chave:

Educação midiática, Pensamento crítico, Desinformação

Resumo

A fundação espanhola Maldita.es visa construir confiança e combater a desinformação através do jornalismo, educação midiática, tecnologia, investigação, lobby político e defesa de direitos. Este artigo tem como objetivo detalhar a inovadora proposta da Maldita.es que, durante os últimos anos, desenvolveu uma série de metodologias e ferramentas para trabalhar a educação midiática para todos os públicos e aumentar o conhecimento sobre como o ecossistema desinformativo se constrói, cresce e se modifica rapidamente. O artigo aborda, especificamente, algumas inovações que definiram a trajetória Maldita como o seu modelo de comunidade inovador, a criação do primeiro chatbot automatizado para detectar a desinformação viral e o papel central da educação midiática nabatalha contra as mentiras

Biografia do Autor

Vivian Rangel, Maldita.es

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especializada em literatura comparada pelo Master Crossways in European Humanities (University of Saint Andrews, Universidade Nova de Lisboa e Universidad de Santiago de Compostela) e especilizada em educação mediática pelo Máster Universitario en Periodismo y Comunicación Digital: Datos y Nuevas Narrativas de la Universitat Oberta Catalunya (UOC).

Referências

BUCKINGHAM, D. The media education manifesto. Polity Press, 2019.

BUCKINGHAM, D. Educar en medios – Alfabetización, aprendizaje y cultura contemporánea. Paidós comunicación, 2005.

D´ANCONA, M. Pós-verdade - A nova Guerra contra os fatos em tempos de Fake News. Faro Editorial,2018.

DELGADO-PONCE, Á.; AGUADED, I.; JARAMILLO-DENT; D. (eds.). Currículum Alfamed de formación de profesores en educación mediática. MIL (Media and Information Literacy) en la era pos-COVID-19. Octaedro, 2021

DUNKER, C. Ética e pós-verdade. Dublinense, 2017.

EDMO , Guidelines for effective Media Literacy iniciatives (2024). Disponível em: https://edmo.eu/wp-content/uploads/2024/10/EDMO-Guidelines-for-Effective-Media-Literacy-Initiatives.pdf. Acesso em: 07 abr. 2025

Eukidsonline. Informes y libros. Disponível em: https://www.ehu.eus/es/web/eukidsonline/informes-libros. Acesso em: 07 abr. 2025.

FUEYO GUTIÉRREZ, A.; RODRIÍGUEZ-HOYOS, C.; PÉREZ TORNERO, J. (eds.). Los territorios de la educación midiática – Experiencias en contextos educativos. Barcelona: Editorial UOC, 2015.

GARCÍA-ORTEGA, A.; GARCÍA-AVILÉS, J. Uso del diseño lúdico para combatir la desinformación: los newsgames como herramienta para la concienciación sobre los bulos , | Icono 14, 19 Nº 1 . Disponível em: https://icono14.net/ojs/index.php/icono14/article/view/1598. Acesso em: 07 abr. 2025.

GÓMEZ-GARCÍA, S., CARRILLO-VERA, J. El discurso de los newsgames frente a las noticias falsas y la desinformación: cultura midiática y alfabetización digital. Revista Prisma Social, (30), p. 22-46, 2020.

HERNÁNDEZ ESCAYOLA, P. Whatsapp y la desinformación que pasa desapercibida. adComunica. Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, nº23. Castellón de la Plana:, p. 335-337, 2022. Disponível em: https://www.e-revistes.uji.es/index.php/adcomunica/article/view/6338/6887. Acesso em: [05 fev. 2025]

HERRERO CURRIEL, E. Alfabetización mediática en la escuela. Disponível em: https://telos.fundaciontelefonica.com/wp-content/uploads/2024/03/telos-124-inclusion-asuntos-de-comunicacion-eva-herrero.pdf . Acesso em:07 abr. 2025

HOBBS, R. (2010). Digital and media literacy - A Plan of Action. The Aspen Institute.

JENKINS, H. (2007). Transmedia Storytelling. Disponível em: http://henryjenkins.org/blog/2007/03/transmedia_storytelling_101.html Acesso em:07 abr. 2025

LAZO, M.; GABELAS BARROSO, J. (2016). Comunicación digital un modelo basado en el Factor R-Elacional. Editorial UOC

Maldita.es. #Conoce Maldita. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oba5A6rnENY. Acesso em: 07 abr. 2025

Maldita.es. #FundaMaldita: por qué hacemos un crowdfunding. Disponível em:

https://maldita.es/nosotros/20181121/fundamaldita-por-que-hacemos-un-crowdfunding/ Acesso em: 07 abr. 2025

Maldita.es. Desinformación en WhatsApp: el chatbot de Maldita.es y el atributo 'Reenviado Frecuentemente'. Disponível em: https://maldita.es/nosotros/20210603/desinformacion-whatsapp-chatbot-frequently-forwarded-reenviado-frecuentemente/. Acesso em: 07 abr. 2025

Maldita.es. Cómo los canales "alternativos" en Telegram multiplican el alcance de la desinformación y unen a sus seguidores en comunidades. Disponível em: https://maldita.es/nosotros/20240930/canales-telegram-desinformacion-comunidades/

. Acesso em: 07 abr. 2025

Maldita.es. Qué significa que Maldita sea una fundación. Disponível em: https://maldita.es/nosotros/20210309/que-significa-que-maldita-sea-una-fundacion/

. Acesso em: 03 abr. 2025

ORLANDO, A. Fake News Spreads Like a Virus. These New Online Games Could ‘Vaccinate’ People Against Misinformation. Discover Magazine. Disponível em: https://www.discovermagazine.com/mind/fake-news-spreads-like-a-virus-these-new-online-games-could-vaccinate-people. Acesso em: 07 abr. 2025

Reuters Institute. Digital News Report 2024. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2024 . Acesso em: 07 abr. 2025

SCOLARI, C. (2018). Alfabetismo Transmedia en la nueva ecología de los medios. Libro Blanco. http://transmedialiteracy.upf.edu/sites/default/files/files/TL_whit_es.pdf

UNESCO. MIL CURRICULUM (2021). Disponível em: https://www.unesco.org/mil4teachers/en/curriculum#download-the-full-version-of-mil-curriculum-in-pdf-in-6-languages . Acesso em:07 abr.2025

Villanueva, D. Morderse la lengua. Corrección política y posverdad. Editorial Planeta,2021.

Downloads

Publicado

12-12-2025

Edição

Seção

Seção temática 2025: literacias