Clube de leitura online: uma experiência de educação na cibercultura

Autores

Palavras-chave:

Clube de leitura online, Pesquisa-formação na cibercultura, Ciberfeminismos

Resumo

O ciberfeminismo compreende a luta de mulheres e aliados na cibercultura contra diferentes formas de opressão e silenciamento de corpos, vozes e subjetividades femininas, o que implica em autorias individuais e coletivas que se materializam em diferentes dispositivos. Será apresentado o Clube de leitura online estruturado por Manuela D’Ávila, campo de pesquisa deste estudo, em sua sexta oferta que contou com leituras de obras brasileiras escritas e protagonizadas por mulheres. Adotando como perspectiva epistemológica e metodológica a pesquisa-formação na cibercultura atrelada à etnografia online, foi realizado um estudo que buscou compreender o feminismo negro a partir da leitura e discussão da obra Úrsula no Clube em questão. Destacamos alguns apontamentos que nos auxiliam a pensar no feminismo sob a perspectiva antirracista, refletindo sobre as narrativas que emergiram a partir do encontro com as participantes nas interfaces utilizadas para interação e debate.

Biografia do Autor

Raquel Silva Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-doutora em Educação pelo PPGEDU (UFRRJ). Doutora em Educação (2020) pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Mestre em Educação (2014) pela FEBF (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense) e Especialista em Educação com Aplicação da Informática (2012) pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Licenciada em Pedagogia (2022) pela UNESA (Universidade Estácio de Sá) e Letras (2008) pela UCB (Universidade Castelo Branco). Atua como coordenadora em cursos de Extensão pelo Cecierj,  docente de Língua Inglesa na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Informática Educativa no Colégio Pedro II. É integrante dos Grupo GPDOC (Grupo de Pesquisa Docência em Cibercultura) liderado pela Professora Edméa Oliveira Santos.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Silva Barros, R., & Edméa Oliveira dos Santos, E. (2024). Clube de leitura online: uma experiência de educação na cibercultura. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11317

Edição

Seção

Artigos