Clube de leitura online: uma experiência de educação na cibercultura
Palavras-chave:
Clube de leitura online, Pesquisa-formação na cibercultura, CiberfeminismosResumo
O ciberfeminismo compreende a luta de mulheres e aliados na cibercultura contra diferentes formas de opressão e silenciamento de corpos, vozes e subjetividades femininas, o que implica em autorias individuais e coletivas que se materializam em diferentes dispositivos. Será apresentado o Clube de leitura online estruturado por Manuela D’Ávila, campo de pesquisa deste estudo, em sua sexta oferta que contou com leituras de obras brasileiras escritas e protagonizadas por mulheres. Adotando como perspectiva epistemológica e metodológica a pesquisa-formação na cibercultura atrelada à etnografia online, foi realizado um estudo que buscou compreender o feminismo negro a partir da leitura e discussão da obra Úrsula no Clube em questão. Destacamos alguns apontamentos que nos auxiliam a pensar no feminismo sob a perspectiva antirracista, refletindo sobre as narrativas que emergiram a partir do encontro com as participantes nas interfaces utilizadas para interação e debate.
Referências
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
ARDOINO, Jacques. Pensar a multirreferencialidade. In: MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sergio. Jacques Ardoino & a educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012, p 87-100.
BARROS, Raquel Silva. Midiativismo imagético nas fanpages de ocupações secundaristas. Rio de Janeiro. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Disponível em: https://www.unirio.br/ppgedu.jpg/teses/1f4c2repositorio-de-teses/1f4c22020/14_tese-ppgedu-raquel-silva-barros/view Acesso em: 03 jan. 2024.
______. Pesquisa com narrativa visual: um relato de experiência em ocupações estudantis secundaristas. Revista Cenas Educacionais, v. 4, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://scholar.google.com/citations?view_op=view_citation&hl=pt-BR&user=RP62XCoAAAAJ&citation_for_view=RP62XCoAAAAJ:d1gkVwhDpl0C Acesso em: 03 jan. 2024.
BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa. O grifo é meu. In: BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa(org.). Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 11-22.
Canção para Ninar Menino Grande com Conceição Evaristo, Podcast Matéria Bruta [S.l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (55 min). Publicado por Canal Curta. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pONGbkNzr9o Acesso em: 03 jan. 2024.
COSTA, Cristiane. Rede. In: BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa (org.). Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 43-60.
Conceição Evaristo no Programa Espaço Público, TV BRASIL [S.l.: s. n.], 2016. 1 vídeo (58 min). Publicado por Manoela Barbosa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3oeouOXKDbU Acesso em: 03 jan. 2024.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro, Pallas, 2020.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
FERNANDES, Teresinha; SANTOS, Edméa; YORK, Sara Wagner. In: SANTOS, Edméa; FERNANDES, Teresinha; YORK, Sara Wagner. Ciberfeminismos e cibereducações: narrativas de mulheres durante a pandemia de Covid-19. Salvador: Edufba, p. 75-90, 2022 . Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36098/1/Ciberfeminismos%20e%20cibereduca%C3%A7%C3%B5es-ri.pdf Acesso em: 22 nov. 2022
GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos . Rio Janeiro: Zahar, 2020.
hooks, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.
______. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 3ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.
KILOMBA, Grada. Memórias de Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Porto Alegre: Zouk, 2018.
RIFIOTIS, Theophilos. Etnografia no ciberespaço como “repovoamento” e explicação. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Florianópolis, v. 31, n. 90, p. 85-98, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/M6GkRJnssG5zh65pVBVn7vd/?lang=pt Acesso em: 03 jan. 2024.
SEGATA, Jean; RIFIOTIS, Theophilos. Apresentação. Cibercultura e Políticas Etnográficas. In: Políticas Etnográficas no Campo da Cibercultura. Brasília: ABA Publicações, 2016. Disponível em: <https://www.portal.abant.org.br/publicacoes2/livros/Pol%C3%ADticas_Etnogr%C3%A1ficas_no_Campo_da_Cibercultura.pdf> Acesso em: 03 jan. 2024.
SANTOS, Edmea. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. Disponível em: http://www.edmeasantos.pro.br/assets/livros/Livro%20PESQUISA-FORMA%C3%87%C3%83O%20NA%20CIBERCULTURA_E-BOOK.pdf Acesso em: 25 nov. 2022.
______. Escrevivências Ciberfeministas: narrativas de uma mulher durante a pandemia Covid-19. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/escrevivencias-ciberfeministas-e-ciberdocentes-narrativas-de-uma-mulher-durante-a-pandemia-covid-19/ Acesso em: 03 jan. 2023.
______; SANTOS, Edméa; YORK, Sara Wagner. In: SANTOS, Edméa; FERNANDES, Teresinha; YORK, Sara Wagner. Ciberfeminismos e cibereducações: narrativas de mulheres durante a pandemia de Covid-19. Salvador: Edufba, p. 75-90, 2022 . Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36098/1/Ciberfeminismos%20e%20cibereduca%C3%A7%C3%B5es-ri.pdf Acesso em: 22 nov. 2022
_______; RANGEL, Leonardo. O caminhar na educação: narrativas de aprendizagem, pesquisa e formação. Ponta Grossa: Atena, 2020. Disponível em: http://www.edmeasantos.pro.br/livros Acesso em 30 nov. 2022.
SANTAELLA, Lucia. Prefácio. In: SANTOS, Edmea; RANGEL, Leonardo. O caminhar na educação: narrativas de aprendizagem, pesquisa e formação. Ponta Grossa: Atena, 2020. Disponível em: https://www.edmeasantos.pro.br/livros Acesso em: 30 nov. 2022.
SILVA, Cidinha. Feminismo negro. In: BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa (org.). Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 2019.