O planejamento de pesquisas qualitativas em Educação

Autores

  • Alda Judith Alves-Mazzotti

Palavras-chave:

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Resumo

O presente artigo surgiu da constatação da dificuldade, demonstrada por alunos de pós-graduação, de planejar suas pesquisas e, mais especificamente, de elaborar o projeto, quando optam por trabalhar com uma metodologia qualitativa. Tais dificuldades, em grande parte decorrentes da própria natureza desse tipo de abordagem, aliadas à escassez de literatura específica sobre o assunto, muitas vezes resultam em estudos pouco consistentes. Procurou-se aqui caracterizar a pesquisa qualitativa, indicando pontos de concordância e de divergência entre as diversas vertentes que a compõem, e fazer indicações precisas para elaboração do projeto, analisando e exemplificando seus aspectos essenciais, bem como as alternativas que se oferecem ao pesquisador em cada um deles.

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Publicado

22-10-2023

Como Citar

Alda Judith Alves-Mazzotti. (2023). O planejamento de pesquisas qualitativas em Educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11200 . Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11200

Edição

Seção

Edição Comemorativa