Educação: conceitos, características e fundamentos epistemológicos na perspectiva sistêmica, emancipatória e decolonial
Palavras-chave:
Educação, Sistema, Emancipação, DecolonialResumo
O artigo trata da ‘educação: conceitos, características e fundamentos epistemológicos na perspectiva sistêmica, emancipatória e decolonial’; seu objetivo é definir as categorias fundantes da educação na perspectiva sistêmica, emancipatória e decolonial, discorrendo sobre a polissemia que envolve o conceito ‘educação/educações’ e os processos educativos contemporâneos. Pesquisa qualitativa que opta por realizar uma revisão narrativa de literatura (método bibliográfico). Indica a Teoria da Cooperação aplicada à educação de Humberto Maturana (1928-2021); as epistemologias sobre educação de Carlos Rodrigues Brandão, Boaventura de Sousa Santos, Enrique Dussel; e o humanismo na educação, como forma de superar as práticas que levam à competição, coisificação e negação dos educandos em seus distintos processos educativos. Os resultados evidenciam a relevância das epistemologias de educação enquanto prática social colaborativa em defesa da igualdade, tolerância e reconhecimento do outro; uma educação humanizadora para a sociedade no século XXI.
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