Educação: conceitos, características e fundamentos epistemológicos na perspectiva sistêmica, emancipatória e decolonial

Autores

Palavras-chave:

Educação, Sistema, Emancipação, Decolonial

Resumo

O artigo trata da ‘educação: conceitos, características e fundamentos epistemológicos na perspectiva sistêmica, emancipatória e decolonial’; seu objetivo é definir as categorias fundantes da educação na perspectiva sistêmica, emancipatória e decolonial, discorrendo sobre a polissemia que envolve o conceito ‘educação/educações’ e os processos educativos contemporâneos. Pesquisa qualitativa que opta por realizar uma revisão narrativa de literatura (método bibliográfico). Indica a Teoria da Cooperação aplicada à educação de Humberto Maturana (1928-2021); as epistemologias sobre educação de Carlos Rodrigues Brandão, Boaventura de Sousa Santos, Enrique Dussel; e o humanismo na educação, como forma de superar as práticas que levam à competição, coisificação e negação dos educandos em seus distintos processos educativos. Os resultados evidenciam a relevância das epistemologias de educação enquanto prática social colaborativa em defesa da igualdade, tolerância e reconhecimento do outro; uma educação humanizadora para a sociedade no século XXI.

Biografia do Autor

FERNANDO DE ALMEIDA SILVA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - BA

Fernando de Almeida Silva - Graduado em Filosofia, com habilitação curricular em História e Psicologia (1999), pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador - Salvador/BA (2019). Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional (2009), Gestão e Supervisão Escolar (2009) e Gestão Educacional (2012). Professor de Filosofia na rede estadual de ensino da Bahia e de História na rede municipal de ensino de Jaguaquara – BA (atual). Membro associado do Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos (registro 96-2021). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura – GETIC/UNIT/CNPq. Doutorando em Educação na Universidade Tiradentes – PPED/UNIT/Aracaju – SE (2021), com a seguinte pesquisa â€ÜIntersubjetividade e Processos Educativos: um encontro entre Emmanuel Lévinas e Paulo Freireâ€Â. Orientadora: Profa. Dra. Cristiane de Magalhães Porto. https://orcid.org/0000-0002-4826-350X http://lattes.cnpq.br/3600266496028026. E-mail: fernando_leia@hotmail.com

CRISTIANE DE MAGALHÃES PORTO, UNIVERSIDADE TIRADENTES - SE

Cristiane de Magalhães Porto – Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Letras e Linguística pela mesma Instituição. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Bolsista em Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2 e faz parte do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq (2018-2021), onde atou como coordenadora Comitê (2020-2021). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIT). Membro Titular da Câmara Básica de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da FAPITEC/SE (2022-2024). Líder do Grupo de pesquisa: Educação, Tecnologia da In- formação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (UFBA/CNPq). Atualmente está com pós-doutorado em andamento (FACED/UFBA).

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

DE ALMEIDA SILVA, F., & DE MAGALHÃES PORTO, C. (2024). Educação: conceitos, características e fundamentos epistemológicos na perspectiva sistêmica, emancipatória e decolonial. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11184

Edição

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Artigos