Evasão escolar no curso técnico subsequente em Eletroeletrônica: representações sociais construídas por estudantes evadidos
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica. Evasão. Institutos Federais. Representações Sociais. Curso Técnico Subsequente.Resumo
No mundo e no Brasil, o alto índice de evasão escolar persiste no cenário educacional. Neste artigo, analisamos as representações sociais de evasão escolar no Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica construídas por estudantes evadidos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Afogados da Ingazeira. A Teoria das Representações Sociais é o referencial do estudo. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida em duas etapas. Utilizamos, como técnicas de coleta, as entrevistas projetiva e episódica. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que o conteúdo das representações sociais de evasão escolar construídas pelos estudantes envolve o nível de dificuldade com o curso. Esse conteúdo compreende dimensões individuais, institucionais e sociais. Este trabalho poderá suscitar reflexões na construção de políticas educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica.
Referências
ALAYA, Bem Dorra. Abordagens filosóficas e Teoria das Representações Sociais. Tradução: José Geraldo de Oliveira Almeida. In: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria de Fátima de Souza; TRINDADE, Zeidi Araújo. (org.). Teoria das Representações Sociais: 50 anos. 2ª ed. Brasília: Technopolitik, 2014. p. 262-297. E-book. Disponível em: http://www.technopolitik.com.br/files/TRS%2050%20anos2aEdAbr17PDFsRp.pdf. Acesso em 04 fev. 2022.
ALBA, Martha de. Representações sociais e memória coletiva: uma releitura. Tradução: Juliana Hamuri Chinatti. In: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria de Fátima de Souza; TRINDADE, Zeidi Araújo. (org.). Teoria das Representações Sociais: 50 anos. 2ª ed. Brasília: Technopolitik, 2014. p. 262-297. E-book. Disponível em: http://www.technopolitik.com.br/files/TRS%2050%20anos2aEdAbr17PDFsRp.pdf. Acesso em 04 fev. 2022.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Curso noturno: uma abordagem histórica. Série Idéias, São Paulo, n. 25, p. 17-28, 1998. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/amb_a.php?t=026. Acesso em: 19 ago. 2025.
ARAÚJO, Cristiane Ferreira de; SANTOS, Roseli Albino. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/externos às instituições que causam a evasão escolar. In: International Congress On University-Industry Cooperation, 4., 2012, São Paulo. Anais…. Taubaté: Unip, 2012.
BERTONI, Luci Mara; GALINKIN, Ana Lúcia. Teoria e métodos em representações sociais. In: MORORÓ, Leila Pio; COUTO, Maria Elizabete Souza; ASSIS, Raimunda Alves Moreira de. Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias. Ilhéus, BA: EDITUS, 2017. p. 101-122.
CASTRO, Claudia Rabello de; CASTRO, Monica Rabello de. Metáforas no processo de objetivação de representações sociais. Psicologia & Sociedade, v. 30, e159429, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/N5v3N7fC69xDJXsVtXRJjHd/?lang=pt. Acesso em: 19 ago. 2025.
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, v.41, n.144, p. 72-789, set./dez. 2011a.
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Políticas, Sociedade e Educação, Brasília, v. 8, p. 147–176, dez. 2011b. Supl. 1.
FERNANDES, Veranilda Lopes Moura. Evasão escolar no PROEJA: o caso do curso técnico em comércio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – campus Januária/MG. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sheila Cristina Furtado Sales. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós Graduação em Educação, Vitória da Conquista, 2017.
FIGUEIREDO, Natália Gomes da Silva; SALLES, Denise Medeiros Ribeiro. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Rio de Janeiro: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v. 25, n. 95, p. 356-392, abr./jun. 2017.
GARCIA, Fernanda Corrêa. Fatores da (não) permanência e êxito no Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Tubarão na voz de alunos concluintes e evadidos. Orientadora: Profª. Drª. Marizete Bortolanza Spessatto. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Plano de curso técnico de nível médio em eletroeletrônica modalidade subsequente. [Afogados da Ingazeira: IFPE], 2010. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/campus/afogados/cursos/tecnicos/subsequente/eletroeletronica/projeto-pedagogico/ppc_eletroeletronica.pdf. Acesso em: 14 nov. 2019.
JARDIM, Ana Lúcia Petrocione. Políticas educacionais de formação profissional: fatores que contribuíram para a evasão ou para a permanência de estudantes do curso técnico subsequente em logística oferecido pelo IFTO/Rede e-Tec Brasil. Orientador: Profº. Drº. Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior. 2016. 314 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2016.
JODELET, Denise. As representações sociais. Tradução: Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Representações sociais e polifasia cognitiva: notas sobre a pluralidade e sabedoria da razão. In: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria de Fátima de Souza. TRINDADE, Zeidi Araujo. (org.). Teoria das Representações Sociais: 50 anos. 2ª ed. Brasília: Technopolitik, 2014. p. 212-237. E-book. Disponível em: http://www.technopolitik.com.br/files/TRS%2050%20anos2aEdAbr17PDFsRp.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
JOHANN, Cristiane Cabral. Evasão escolar no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: um estudo de caso no campus Passo Fundo. Orientador Profº. Drº. Telmo Marco. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2012.
MACHADO, Márcia Rodrigues. A evasão nos cursos de agropecuária e informática / nível técnico da Escola Agrotécnica de Inconfidentes – MG (2002 a 2006). Orientador: Prof.º José Vieira de Sousa. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). DESLANDES, Suely Ferreira; NETO, Cruz Otávio; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes. Petrópolis, 2013. Edição digital e-book.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
O curso. Portal IFPE. 15 jun. 2016. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/campus/afogados/o-campus . Acesso em: 14 nov. 2019.
PLATAFORMA NILO PEÇANHA. Taxa de evasão. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2019.html. Acesso em: 11 abr. 2020.
QUEIROZ, Lucileide Domingos. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. p. 01-18, [S. l.: s. n.], 2002.
RUMBERGER, R. Dropping out of middle school: a multilevel analysis of students and schools. American Educational Research Journal, v.32, n.4, p.583-625, 1995.
SANTOS, Izequias Estevam dos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 6. ed. Niterói, Rio de Janeiro: Impetus, 2009.
SOUSA, Sandra Zákia. OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Ensino Médio noturno:
democratização e diversidade. Educar, Curitiba, n. 30, p. 53-72, 2008.
TAVARES, Andreia; CORSO, Angela Maria.Trabalho e escola: relações que permeiam a escolarização do aluno do ensino médio noturno. XII Congresso Nacional de Educação. EDUCERE. 19444-19459. 2015.
UWE, Flick. Entrevista episódica. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução: Pedrinho A. Guareschi. 2ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, p. 114-136, 2002.
VALLE, Ione Ribeiro. Uma escola justa contra o sistema de multiplicação das desigualdades sociais. Educar em Revista, Curitiba, n. 48 p. 289-307, abr./jun. 2013.
VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, p.11-35, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.