Perguntas titubeantes em torno de redes de formação docente, experiências e narrativas?

Autores

  • Tiago Ribeiro Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Graça Regina Franco da Silva Reis Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este texto reflete sobre formação docente e a potência do fazer-se e refazer-se professor e pesquisador na relação com outros. Sublinha a força que encarnam os movimentos e processos (trans)formativos em redes e coletivos de sujeitos, uma vez que conformam espaçostempos polifônicos, polissêmicos e singulares, abrindo caminho para o estranhamento e a indagação. A discussão é tecida a partir de ideias nutridas por experiências e narrativas vividas/produzidas no contexto de uma disciplina de doutorado. Tal disciplina reuniu estudantes de diferentes regiões do Brasil e de fora dele. Com o foco nos sentidos expressos pelo coletivo que os participantes da disciplina formaram, com o interesse comum em pensar e conversar sobre pesquisa narrativa e formação docente, o artigo coloca em indagação modos de pensar e praticar a pesquisa e a formação. Assume a investigação narrativa como metodologia, buscando enfatizar sentidos produzidos a partir da experiência. Palavras-chave: Narrativa. Pesquisa. Formação. Experiência. Conversa.

Biografia do Autor

Tiago Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Professor e Orientador Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Professor do Doutorado em Investigação Narrativa e (Auto)biográfica em Educação da Universidade Nacional de Rosário (Argentina)

Graça Regina Franco da Silva Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade.

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Publicado

17-11-2023

Como Citar

Ribeiro, T., & Reis, G. R. F. da S. (2023). Perguntas titubeantes em torno de redes de formação docente, experiências e narrativas?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11076. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11076

Edição

Seção

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.