LIMITES E POSSIBILIDADES DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: ALGUMAS QUESTÕES PARA O DEBATE

Autores

  • Wania Gonzalez PPGE/UNESA e FEBF/UERJ
  • Sâmia Pedroza Universidade Estácio de Sá e UERJ/ FEBF

Resumo

Este artigo focaliza a atuação do pedagogo em ambientes não escolares, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Pedagogia, Resolução CNE/CP nº1, de 15 de maio de 2006, e do debate sobre a interpenetração dos espaços educativos que o crescimento dos espaços não formais de ensino e a complexidade da nossa sociedade suscitam. O artigo aborda o Projeto de Lei 5346/2009, que regulamenta a profissão do Educador Social e questiona as implicações de sua aprovação para a atuação do pedagogo. Por fim, o texto dialoga com os resultados de uma pesquisa realizada em organizações não governamentais (ONGs) cariocas as quais possuí­am pedagogos nos seus quadros, em 2012. Os resultados dessa pesquisa cotejados com as discussões mencionadas revelaram que o curso de pedagogia não prepara o profissional para enfrentar a complexidade dos espaços não formais de ensino na atualidade. Palavras-chave: Diretrizes Curriculares Nacionais. Curso de Pedagogia. Espaços não formais de ensino. ONGs.

Biografia do Autor

Wania Gonzalez, PPGE/UNESA e FEBF/UERJ

Professora Adjunta e Pesquisadora do PPGE/UNESA e da FEBF/UERJ

Sâmia Pedroza, Universidade Estácio de Sá e UERJ/ FEBF

Mestre em Educação - Universidade Estácio de Sá

Publicado

02-11-2014

Como Citar

Gonzalez, W., & Pedroza, S. (2014). LIMITES E POSSIBILIDADES DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: ALGUMAS QUESTÕES PARA O DEBATE. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(26), 241–266. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1106

Edição

Seção

Artigos