A inovação pelo viés decolonial: uma propositiva contemporânea para educação

Autores

  • Naiara Serafim Santos Mota Universidade do Estado da Bahia
  • Jodielson da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia
  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Inovação. , Decolonialidade, Educação, Formação continuada

Resumo

O presente trabalho é fruto das reflexões oportunizadas na disciplina "Estudos Avançados de Educação e Contemporaneidade" (EAEC). Um estudo que buscou investigar de que forma o pensamento decolonial se apresenta como inovação na educação? Para isso foi elencado como objetivo geral analisar teoricamente as contribuições da literatura cientí­fica da decolonialidade como propositiva inovadora na educação. O estudo foi realizado por meio de uma investigação qualitativa, com o dispositivo estratégico da pesquisa bibliográfica. Por meio da análise dos trabalhos dos principais autores do pensamento decolonial foi possí­vel destacar proposições que caracterizam uma educação inovadora decolonial, sendo elas: formar para além do modelo econômico vigente, a sala de aula enquanto um espaço inovador decolonial, formar com base na interculturalidade e por uma Formação continuada societal.

Biografia do Autor

Naiara Serafim Santos Mota, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC /UNEB). Tem experiência na área de Educação e tecnologias digitais, realiza investigações sobre a gamificação e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem.Tem interesse na área de Educação, Educação de Jovens e Adultos, Arte e Mí­dia digital, Tecnologias digitais, Gamificação, Multiletramentos, Educação online, Gestão educacional e Formação continuada de Professores.

Jodielson da Silva Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas í  Educação (GESTEC/UNEB). Licenciado em Pedagogia, pelo Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira (UNIFAAHF), (2016). Membro do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currí­culo (ForTEC) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Multiletramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET). Bolsista do Programa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES).

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia. Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento pela UFBA. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona - Espanha. Coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão, Organização, Tecnologia e Polí­ticas Públicas em Educação (GEPE/UNEB).

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Santos Mota, N. S., Pereira, J. da S., & Amorim, A. (2023). A inovação pelo viés decolonial: uma propositiva contemporânea para educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11055. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11055

Edição

Seção

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.