Redes de formação docente e o desafio de pensarpraticar princí­pios outros como constitutivos de processos formativos

Autores

  • Adriana Varani FE/UNICAMP
  • Carmen Sanches Sampaio UNIRIO

Resumo

Neste texto compartilharemos narrativamente modos de pensar, viver e sentir a formação docente em redes a partir da nossa participação no IX Encuentro ibero-americano de colectivos y redes de maestros, maestras, educadores, educadoras que hacén investigación e innovación desde la escuela y comunidade, em que houve a vivência das Mingas de Pensamento Pedagógico. Também socializaremos a repercussão desta experiência no pensarfazer coletivamente na realidade brasileira. Defendemos que a perspectiva epistêmico-práticateórica, ética e polí­tica da formação docente em redes é um gesto-ação-cotidiana de contracolonização e de defesa pela formação de professores autores e pesquisadores de sua própria prática. Enredada à experiência, discutiremos os seus princí­pios de solidariedade e horizontalidade das redes de coletivos docentes da América Latina.

Biografia do Autor

Adriana Varani, FE/UNICAMP

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Professora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) da FE/UNICAMP Grupo de Pesquisa Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED) Rede de Formação Docente - FORMAD

Carmen Sanches Sampaio, UNIRIO

Professora da Escola de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da UNIRIO. Co-coordenadora e participante da Rede de Formação Docente: narrativas e experiências (Rede Formad).

Referências

ARAÚJO, M.S. Com a roupa encharcada e a alma repleta de chão: processos formativos entre redes e coletivos docentes. In: SANGENIS, L.F.C, OLIVEIRA, E.F.R., and CARREIRO, H.J.S., eds. Formação de professores para uma educação plural e democrática: narrativas, saberes, práticas e políticas educativas na América Latina [online]. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. Pesquisa em educação / Formação de professores series, pp. 259-281. Disponível em https://books.scielo.org/id/ngnq4 . Acesso em 4 de abril de 2022.

ARIAS OCHOA Marcos Daniel, Los profesores en servicio organizamos una red iberoamericana, para colaborar con la transformación de la educación básica. Conferencias en el marco del Foro Mundial de Ecuación, Porto Alegre. 2003. Disponível em: https://www.redires.net/?q=taxonomy/term/85 Acesso em 15 de março de 2022.

CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

CONEJO, Ines. (et al.) Horizontalidad : hacia una crítica de la metodología 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires : CLACSO ; México : Centro de Estudios Latinoamericanos Avanzados -CALAS, 2020.

DUHALDE, M. A. Las redes de educadores/educadoras que hacen investigación educativa en el devenir del Movimiento Pedagogico Latinoamericano. In: Seminario de la Red-SEPA Encuentro Internacional de Pedagogias de Emancipación y Resistencia al Neoliberalismo, 12-13 de abril de 2012, Vancouver, Canadá.

DUHALDE, Miguel Ángel (Colectivo Argentino de Docentes que hacen Investigación desde la Escuela). Investigación Educativa y trabajo en red: debates y proyecciones. 1ª ed. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2009.

DUHALDE, Miguel Ángel. Trabajo docente y producción de conocimientos en redes y colectivos de educadores/as. In: Educación y Ciudad No 29 Julio - Diciembre de 2015. Disponivel em https://revistas.idep.edu.co/index.php/educacion-y-ciudad/article/view/8/6. Acesso em 20 de março de 2022.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador : EDUFBA, 2008. Tradução de Renato da Silveira.

FLOR do NASCIMENTO, Wanderson. Entre apostas e heranças – contornos africanos e afro-brasileiros na educação e no ensino de filosofia no Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro: NEFI, 2020.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014d.

GARCIA, Regina Leite. A professora investigadora e o processo de produção de novos conhecimentos sobre a prática pedagógica. In.: Anais do 9º ENDIPE. Águas de Lindóia, SP: 1998.

GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; e PEREIRA, E. M. de A. (Org.) Cartografias do Trabalho Docente: professor/a-pesquisador/a. Campinas: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil - ALB, 1998. (Coleção Leituras no Brasil).

GERALDI, J. W. A diferença identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética através da estética. Campinas, 2003. In. Freitas, Maria Teresa; Souza e Jobim, Solange; Kramer, Sônia. Ciências Humanas e Pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003, pp. 26-38. (Coleção Questões de Nossa Época).

GRUPO MINGA PACÍFICO. Luz Angela Quintero, Ramiro Campos, Leonardo Rojas, Adriana Padilla. Minga de pensamento: cognición enactiva e mediación pedagógica. Doctorado em Educación, Universidad la Salle, San José CR, octubre de 2020. https://issuu.com/adriano868/docs/minga_20de_20pensamiento._20cognici_c3_b3n_20enact. Acesso em 30 janeiro de 2023.

KALTMEIER, Olaf. Horizontal en lo vertical. ¿O cómo descolonizar las metodologias en contextos de extrema desigualdad y de la crisis planetaria? IN: CONEJO, Ines. (et al.) Horizontalidad : hacia una crítica de la metodología. 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires : CLACSO ; México : Centro de Estudios Latinoamericanos Avanzados -CALAS, 2020.

LACERDA, M. P. (Org.) ; GARCIA, Regina Leite (Org.) . Quando Falam as Professoras Pesquisadoras. 1. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 156p .

LINHARES, Celia e HECKERT, Ana Lucia. Movimentos instituintes nas escolas: afirmando a potência dos espaços públicos de educação. RevistAleph, n. 12, 22 set. 2009. Disponível em https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/38931. Acesso em 15 junho de 2022.

MARTINEZ, María Cristina La figura del maestro como sujeto político: el lugar de los colectivos y redes pedagógicas en su agenciamento Educere, vol. 10, núm. 33, abril-junio, 2006, pp. 243-250 Universidad de los Andes, Mérida, Venezuela.

PRADO, Guilherme do Val Toledo, CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo.(orgs) Percursos de autoria. Exercícios de pesquisa. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

RIBEIRO, Tiago; SAMPAIO, Carmen Sanches. Conversa, partilha e formação docente: o Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE). Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.29, n.. 57, p. 203-218, jan./mar. 2020.

REDES, Coletivos Colombianos. Ibero-americano de colectivos y redes de maestros, maestras, educadores, educadoras que hacén investigación e innovación desde la escuela y comunidade. Relatoría del Taller Internacional – Mingas de Pensamiento Pedagógico. Colombia: (s.n), 2021

RUFINO, Luiz. Cachaça e fumo na boca da mata. In: SANTOS, A, B; MUMBUCA, Ana; MAIA, Joviano; RUFINO, Luiz. Quatro Cantos. N-1 edições + roça de quilombo, 2022.

RUFINO, LUIZ. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SAMPAIO, C.; RIBEIRO, T.; VENÂNCIO, A. P. Formação em rede: a potencialidade do encontro com o outro no constituir-se professor(a). Nodos y Nudos, [S. l.], v. 5, n. 42, p. 27-36, 2017. DOI: 10.17227/nyn.vol5.num42-8027. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article/view/8027. Acesso em: 7 jun. 2022.

SAMPAIO, Carmen Sanches. Redes de formação docente: pensar por si é pensar com o outro. RIOS, V. P. Jane Adriana (org.) Profissão Docente em questão. Salvador: EDUFBA, 2021.

SAMPAIO, Carmen Sanches; GÓMEZ Sosa, Maria Yanet; RIBEIRO, Tiago. Del encuentro-maestro, del cuidado y de las redes y colectivos docentes en América Latina. Revista FAEEBA- Educação e Contemporaneidade, Salvadora, v. 31, n.66, p. 59-73, abr./jun.2022.

SANTOS, Antônio Bispo dos. Início, Meio, Fim. In: SANTOS, A, B; MUMBUCA, Ana; MAIA, Joviano; RUFINO, Luiz. Quatro Cantos. N-1 edições + roça de quilombo, 2022.

SIMAS, Luiz Antonio e RUFINO, Luiz. Fogo no mato. A ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro, Mórula Editorial, 2018.

SIMAS, Luiz Antonio. Umbanda: uma história do Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

SOUZA, Aparecida Neri de. Organização e condições do trabalho modern: precarização do trabalho docente. III Seminário da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação. Rio de Janeiro, 2011.

VARANI, A. Trabalho coletivo docente como espaço de re-existência. In: COSTA, Adriana Alves Fernandes; CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo; PRADO, Guilherme do Val Toledo; EVANGELISTA, Francisco (Orgs.). Narrativas, formação de professores e subjetividades democráticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 199p.

Downloads

Publicado

31-10-2023

Como Citar

Varani, A., & Sampaio, C. S. (2023). Redes de formação docente e o desafio de pensarpraticar princí­pios outros como constitutivos de processos formativos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11050

Edição

Seção

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.