ROMPENDO FRONTEIRAS DISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

Autores

  • Maria Terezinha Espinosa de Oliveira Centro Universitário Serra dos Órgãos/UNIFESO
  • Katiuscia C. Vargas Antunes Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

Resumo

O presente texto apresenta a trajetória de construção do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia do UNIFESO, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas em 2006. Aborda o desafio de um grupo de professores na elaboração do projeto de formação, considerando como pano de fundo os princí­pios e concepções balizados pela pesquisa e a práxis educativa, o trabalho pedagógico e a autonomia. Trata-se do relato da experiência de elaboração de uma proposta curricular com base numa proposta pedagógica crí­tica, comprometida com a transformação social e norteada pelo princí­pio da complexidade, enfatizando a perspectiva do cí­rculo dialético prática-teoria-prática e da interdisciplinaridade através de uma estrutura curricular que busca superar a disciplinaridade. Ao inserir outros componentes curriculares além das disciplinas presenciais e semi-presenciais o projeto avançou para uma formação que possibilita a apropriação de um referencial teórico-prático capaz de permitir ao pedagogo atuar na educação básica enquanto espaço complexo. O texto também aborda a proposta de avaliação formativa assumida no projeto pedagógico como concepção que promove o processo de fazer e refazer num movimento contí­nuo de aprendizagens significativas. Destaca-se a construção do portfólio como procedimento de avaliação condizente com a concepção formativa, visando dentre outras a busca autônoma do conhecimento pelo estudante, além da possibilidade de acompanhar processualmente a sua trajetória de aprendizagem.

Publicado

02-11-2014

Como Citar

Oliveira, M. T. E. de, & Antunes, K. C. V. (2014). ROMPENDO FRONTEIRAS DISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(26), 267–288. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1098

Edição

Seção

Artigos