Descolonizando a formação docente: Proposta de estudo das Relações Étnico-Raciais em um contexto de Formação Inicial de Professores/as de Biologia

Autores

  • Joaklebio Alves da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

 

A pesquisa buscou compreender de que forma a temática das Relações Étnico-Raciais é proposta nos Planos de Ensino de Professores/as universitários que lecionam a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) enquanto componente curricular nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), trazendo o estudo de questões étnico-raciais para a formação inicial de professores/as de Ciências e Biologia. A UFRPE é pioneira em instituir em caráter obrigatório a ERER nos cursos de licenciatura. Para o alcance do objetivo proposto realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, cujos dados foram coletados em documentos institucionais (Planos de Ensino) e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. A partir dos achados, compreendemos que a temática é proposta nos Planos de Ensino de forma bem articulada, contendo ementa, objetivos, conteúdos, métodos didáticos e avaliação condizentes com uma proposição de Educação das Relações Étnico-Racial positiva, sem o uso de abordagens equivocadas que caminhem em contramão da fundamentação de uma perspectiva crí­tica da Educação das Relações Étnico-Raciais.

Biografia do Autor

Joaklebio Alves da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE), na linha de pesquisa Formação de professores e construção de práticas docentes no ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (PPGE/UPE), na linha de pesquisa Formação de Professores. Especialista em Educação Ambiental com Ênfase em Saúde Pública (AMESG/FADIMAB). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (AMESG/FADIMAB) e Graduado em Licenciatura em Pedagogia (UNIASSELVI). Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraí­ba (PPGE/CE/UFPB-FAPESQ), na linha de pesquisa Estudos Culturais da Educação. Tem experiência na Educação Básica com ênfase no Ensino e na Gestão em Escolas da Rede Pública Municipal e da Rede Privada em Pernambuco. Integrante dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (FORBIO- UFRPE/CNPq); Grupo de Pesquisa ENSAIO: vida, pensamento e escrita em educação da Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB/CNPq); e o ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA/CNPq). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio- Regional 5). No campo de pesquisa tem estudado temáticas voltadas a Etnobiologia na/para a Educação Escolar; Educação das Relações Étnico-Raciais na Formação de Professoras e Professores para o ensino das Ciências; Educação Escolar Quilombola; Decolonialidade na Educação em Ciências e Formação Docente; e Educação Étnico-Racial Crí­tica.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) e no Doutorado em Ensino (Rede Nordeste de Ensino). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências. o Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) e a Cátedra Paulo Freire - Educação para a Sustentabilidade da UFRPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, meio ambiente, ensino de biologia, ensino de ciências e formação de professores.

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Publicado

17-11-2023

Como Citar

Silva, J. A. da, & Araújo, M. L. F. (2023). Descolonizando a formação docente: Proposta de estudo das Relações Étnico-Raciais em um contexto de Formação Inicial de Professores/as de Biologia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10920 . Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10920

Edição

Seção

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.