A urgência da discussão da branquitude para a construção de uma educação infantil antirracista: apontamentos iniciais
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, que se debruça sobre a temática étnico-racial, com recorte na discussão da branquitude, levando em consideração a seguinte problemática: quais são as implicações da presença/ausência da problematização da branquidade na construção de uma educação antirracista? Estabeleceu-se como objetivo geral analisar a discussão da branquitude na produção de teses e dissertações relacionadas à educação infantil. A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica, de abordagem qualitativa, do tipo de revisão de literatura. A pesquisa permitiu realizar tanto o levantamento quantitativa quanto qualitativo da produção acadêmica e científica, demonstrando ainda a incipiência da discussão em questão e a sua urgência para a construção de uma educação antirracista.Downloads
Publicado
30-12-2024
Como Citar
Baldan, M., & Carvalho, P. B. de. (2024). A urgência da discussão da branquitude para a construção de uma educação infantil antirracista: apontamentos iniciais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10654
Edição
Seção
Artigos