A urgência da discussão da branquitude para a construção de uma educação infantil antirracista: apontamentos iniciais

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, que se debruça sobre a temática étnico-racial, com recorte na discussão da branquitude, levando em consideração a seguinte problemática: quais são as implicações da presença/ausência da problematização da branquidade na construção de uma educação antirracista? Estabeleceu-se como objetivo geral analisar a discussão da branquitude na produção de teses e dissertações relacionadas à educação infantil. A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica, de abordagem qualitativa, do tipo de revisão de literatura. A pesquisa permitiu realizar tanto o levantamento quantitativa quanto qualitativo da produção acadêmica e cientí­fica, demonstrando ainda a incipiência da discussão em questão e a sua urgência para a construção de uma educação antirracista.

Biografia do Autor

Merilin Baldan, Universidade Federal de Rondonópolis / Universidade Federal de Mato Grosso

Pedagoga (UFSCar), Mestre em Educação Escolar (UNESP/FCLAr), Doutora em Educação (UFSCar). Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFR/UFMT)

Pietra Barbosa de Carvalho, Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela -SP

Pedagoga. Membro do grupo de pesquisa FORTEP.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Baldan, M., & Carvalho, P. B. de. (2024). A urgência da discussão da branquitude para a construção de uma educação infantil antirracista: apontamentos iniciais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10654

Edição

Seção

Artigos