Reflexos de um tempo "remoto" na atuação dos docentes universitários brasileiros

Autores

  • Djanires Lageano Neto de Jesus UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Flavinês Rebolo UNIVERSIDADE CATÓTICA DOM BOSCO

Palavras-chave:

Estresse. , Prática pedagógica. , Ensino Remoto. , Profissão Docente.

Resumo

Após dois anos de implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), provocado pela pandemia da COVID-19, os professores retornaram às atividades presenciais. Nesse contexto, o objetivo geral deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa nacional sobre os reflexos na atuação do professor universitário, incluindo os ní­veis de estresse e das competências adquiridas com o uso exclusivo dos recursos das tecnologias digitais de informação e comunicação. A metodologia, de natureza quanti-qualitativa, descritiva, exploratória e comparativa, utilizou um questionário respondido por 584 professores em dois momentos distintos: durante e após o ERE. Os resultados apontaram ní­veis diferentes de estresses provocados pelo uso excessivo das tecnologias e que ao retornar as aulas presenciais; 34,8% dos docentes avaliaram que o ensino presencial poderia ser hí­brido e 74,7% dos respondentes defendem o ensino presencial com a continuidade das ferramentas digitais.

Biografia do Autor

Djanires Lageano Neto de Jesus, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Graduações em Pedagogia, Administração e Turismo; Especialização em Gestão Empreendedora de Negócios; Mestrado em Geografia (Linha de Pesquisa em Desenvolvimento Regional) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Doutorado em Geografia (Linha de Pesquisa Produção e Transformação do Espaço Urbano-Regional) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Pós-doutorando em Educação pelo PPGE da UCDB. Avaliador ad hoc desde 2006 para e Autorização e Reconhecimentos de Cursos Presenciais e a Distância (EAD), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC. Conselheiro Suplente do Conselho Estadual de Educação de acordo com o DECRETO P N. 5.342, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 para mandado de 4 anos. Membro da Câmara de Educação Profissional e Ensino Superior - CEPES no CEE-MS. Professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (graduação e pós-graduação) desde 2005. Atualmente Gerente da Unidade Universitária de Campo Grande da UEMS. Membro titular eleito para o COUNI/UEMS ciclos 2020/2022 e 2022/2024. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Diversidade e Grupo GEOFRONTTER, ambos da UEMS; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação, Trabalho e Bem-estar Docente da UCDB. Experiência profissional como docente, coordenação de curso de graduação, pós-graduação e gestão acadêmica superior. Atuação nas áreas de educação, turismo, administração, planejamento e gestão de oportunidades, liderança e coaching, empreendedorismo, metodologias ativas e planejamento estratégico. Autor de capí­tulos de livros, artigos qualificados, participação em eventos nacionais e internacionais. Formação em Professional e Self Coaching e demais certificações internacionais em Coaching e PNL.

Flavinês Rebolo, UNIVERSIDADE CATÓTICA DOM BOSCO

Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração / USC. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo / USP, Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo / USP. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco / UCDB, em Campo Grande, MS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Trabalho e Bem-Estar Docente/GEBEM (CNPq). Desenvolve pesquisas na interface das áreas da Educação e Psicologia, com ênfase nos seguintes temas: Formação de professores e Práticas docentes; Trabalho docente; Bem-estar e Mal-estar docente; Qualidade de vida no trabalho de professor; Histórias de vida na pesquisa em Educação e Psicologia.

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Publicado

27-05-2024

Como Citar

Neto de Jesus, D. L., & Rebolo, F. (2024). Reflexos de um tempo "remoto" na atuação dos docentes universitários brasileiros. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10634. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10634

Edição

Seção

Artigos