Reflexos de um tempo "remoto" na atuação dos docentes universitários brasileiros
Palavras-chave:
Estresse. , Prática pedagógica. , Ensino Remoto. , Profissão Docente.Resumo
Após dois anos de implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), provocado pela pandemia da COVID-19, os professores retornaram às atividades presenciais. Nesse contexto, o objetivo geral deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa nacional sobre os reflexos na atuação do professor universitário, incluindo os níveis de estresse e das competências adquiridas com o uso exclusivo dos recursos das tecnologias digitais de informação e comunicação. A metodologia, de natureza quanti-qualitativa, descritiva, exploratória e comparativa, utilizou um questionário respondido por 584 professores em dois momentos distintos: durante e após o ERE. Os resultados apontaram níveis diferentes de estresses provocados pelo uso excessivo das tecnologias e que ao retornar as aulas presenciais; 34,8% dos docentes avaliaram que o ensino presencial poderia ser híbrido e 74,7% dos respondentes defendem o ensino presencial com a continuidade das ferramentas digitais.Referências
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