Brincadeiras do Cariri cearense

uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural

Autores

Palavras-chave:

Brincadeiras, Cariri, Histórico-cultural

Resumo

O estudo tem por objetivo apresentar e analisar as brincadeiras da região do Cariri cearense sob a perspectiva histórico-cultural, bem como destacar a relevância do brincar para o processo de constituição cultural desse grupo social. O trabalho se baseou nos estudos de Vigotski (2008) e de Elkonin (2009; 2012). Para tal se empreendeu uma investigação qualitativa, de natureza exploratória, no qual se utilizou a catalogação de brincadeiras do Cariri feita por Nunes (2018). O trato com o material se deu por meio da análise interpretativa que consistiu em inter-relacionar os dados obtidos com os princípios teóricos dos autores escolhidos. Ao final do trabalho considerou-se que as brincadeiras são um importante meio de transmissão cultural e tal aspecto não é distinto nas brincadeiras do Cariri. Ainda mais, ficou caracterizado que os modos próprios da cultura local se fizeram mais presente nas brincadeiras de representação explícita, dos que nos jogos de regras que apresentaram características mais gerais.

Biografia do Autor

Rodrigo Gonçalves Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Foi bolsista CAPES (Edital 01/2021) em todo o período de formação do mestrado (2021-2023). Pós-graduado em Direitos humanos e questão social e em Pedagogia: Gestão e Docência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduando em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- (UFMS/CPNV). Graduado em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Santo Amaro (UNISA). É membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas educacionais (REIPPE). Aluno pesquisador dos projetos financiados pela FAPESP "Implementação de políticas educacionais e equidade em contextos de vulnerabilidade social" (2021) e "Implementação de políticas educacionais e desigualdades frente a contextos de pandemia pelo covid-19" (2022). Membro do Projeto Arte Resistência da UFMS/Campus Naviraí. Pesquisa sobre vários temas: Culturas; Políticas públicas educacionais; ensino de Filosofia e Ciências Sociais. Integrante dos grupos de pesquisa: Educação Inclusiva e Políticas Públicas na linha de pesquisa Educação, Direitos Humanos e Diversidade (UNISA); Políticas Públicas de Esporte, Lazer, Educação e Saúde - GPPPELES/ CNPq/UFMS e Implementação de Politicas Públicas Educacionais e Desigualdades CNPq/UNICID.

Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS). Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID (2021-2023). Especialista em Pedagogia: gestão docência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC-PR (2021-2022) e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí -UFPI (2022-2023). Graduado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro-UNISA (2018-2020). Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNV/UFMS). Foi membro do grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Políticas Públicas na linha de pesquisa Educação, Direitos Humanos e Diversidade da UNISA, do grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento e Inclusão na Educação Básica (GEPADIEB). Atualmente é membro e vice-líder do grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Gênero e Educação (GEPDGE).Tem interesse em pesquisas na área de Educação infantil, Docência masculina e Gênero. 

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas/PUCCamp (1979), especialização em Educação Fí­sica Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos/FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (1991), mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. Foi professora da Educação Básica por 22 anos (1979-2001) e coordenadora da área de Educação Fí­sica do Colégio Notre Dame de Campinas/CND (1997-1999) para a implantação do currí­culo da área. Atuou como professora da Universidade Metodista de Piracicaba / UNIMEP (2001-2009; 2014-2016), da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD (2010-2011), da Universidade Nove de Julho/UNINOVE (2012-2014; 2016-2018). Foi professora do Programa de Pós-Graduação/PPGE em Educação da UNIMEP (2016-2018). Exerceu cargos de gestão como coordenadora de cursos de Educação Fí­sica na UNIMEP (2004-2008) e na UFGD (2010-2011) e Vice-diretora da Faculdade de Educação/FAED/UFGD (2011). Coordenou o Programa de Licenciaturas Internacionais PLI UNINOVE/UP, Processo 97/2012/CAPES (2012-2014). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais ? PPGe-GE da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Vice-Lí­der do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica/GEPADIEB, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: Jogos e Brincadeiras; Movimento Humano; Desenvolvimento Humano; Educação Infantil, Educação Básica, Educação Fí­sica Escolar e Práticas Educativas.

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Universidade Cidade de São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e também do Programa Mestrado Profissional em Formação de Gestores Públicos Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Possui graduação em Administração Pública (1985), mestrado em Administração Pública e Governo (1993) e doutorado em Administração Pública e Governo (2017) pela Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV). Professora da pós-graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Sociologia e Polí­tica de São Paulo (FESPSP) e da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. É secretária executiva do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Polí­ticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS). Foi técnica da Fundação Prefeito Faria Lima - Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). Coordenadora da Rede de Estudos sobre Implementação de Polí­ticas Públicas Educacionais (REIPPE). Membro da RESEIDA (Recherches sur la Socialisation, l'Enseignement, les Inégalités et les Différenciations dans les Apprentissages). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Implementação de Polí­ticas Educacionais e Desigualdades chancelado pelo CNPQ. Interesses de pesquisa: implementação de polí­ticas públicas educacionais, desigualdade social e educacional, gestão municipal, cooperação intermunicipal, participação popular, conselhos gestores das polí­ticas públicas, modelos de gestão municipal, transição de governos.

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Publicado

31-10-2023

Como Citar

Duarte, R. G., Duarte, L. F. G., Martins, I. C., & Cruz, M. do C. M. T. (2023). Brincadeiras do Cariri cearense: uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10612 . Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10612

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Artigos