A autoridade docente na percepção de alunos adolescentes

Autores

  • Haller E.S. Schunemann UNASP

Resumo

Há uma queixa frequente a respeito de uma crise de Autoridade. Esta é vista como causa de várias dificuldades do cotidiano escolar. É comum se afirmar que o professor não tem mais autoridade. O objetivo desta pesquisa foi investigar a compreensão da autoridade docente entre alunos adolescentes de escolas públicas. O método usado foi de entrevista individual, composta de quatro situações do cotidiano escolar, na qual 30 alunos adolescentes em escolas públicas responderam. Os resultados indicaram que os alunos continuam reconhecendo no professor uma figura de autoridade. Contudo, consideram não aceitável o comportamento do professor quando arbitrário ou desrespeitoso com os alunos

Biografia do Autor

Haller E.S. Schunemann, UNASP

Professor Titular do curso de Pedagogia (ministrando disciplinas em Psicologia e Sociologia da Educação) Coordenador Institucional do PIBID/UNASP

Publicado

16-06-2016

Como Citar

Schunemann, H. E. (2016). A autoridade docente na percepção de alunos adolescentes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 235–255. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1057

Edição

Seção

Artigos