Desafios de ser professor durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210149Resumo
A pandemia global causada pelo surto da Covid-19 e as medidas tomadas para conter a contaminação no Brasil desde março de 2020 tiveram um impacto profundo no trabalho dos professores. Esta pesquisa teve como objetivo geral desvelar as representações que professores vêm construindo sobre ser professor no contexto do ensino remoto emergencial imposto pela pandemia da Covid-19 em 2020. A pesquisa se apoia conceitualmente em teóricos que defendem uma atuação docente fortalecida em sua dimensão criativa e reflexiva e consideram o professor como produto e produtor de seus contextos profissionais. A Teoria das Representações Sociais de Sí¨rge Moscovici (1978) embasa a metodologia escolhida, tanto para a construção do objeto de pesquisa quanto como instrumento de coleta de dados. Se apoia também em contribuições de outros autores para compreender o desdobramento da teoria original, como Denise Jodelet (2009) e Jean-Claude Abric (2001). A coleta de dados junto aos 72 professores participantes desta pesquisa foi conduzida mediante a aplicação de um Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Os dados obtidos foram processados pelo software próprio para pesquisas apoiadas na Teoria das Representações Sociais, o IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de questionnaires). A análise quanti-qualitativa dos dados desvelam elementos de possíveis representações sobre ser professor na pandemia, como desafio, preocupação e medo mas também indicou ausências importantes nesta representação, como solidariedade, vínculos e formação continuada em tecnologia. Com base nesses resultados foi possível uma pauta para orientar os formadores de Secretarias de Educação que orientarão professores em suas necessidades formativas Palavras chaves: Teoria das Representações Sociais. Pandemia da Covid-19. Trabalho docente. Emoções e SentimentosDownloads
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