Abordagem psicossocial das massas: o debate entre Serge Moscovici e Pierre Bourdieu e contribuições para a educação

Autores

  • Rita de Cássia Pereira Lima PPGE/UNESA
  • Lucia Villas Bôas Universidade Cidade de São Paulo e Fundação Carlos Chagas
  • Maria de Fátima Barbosa Abdalla Universidade Católica de Santos

Resumo

No Brasil, a problemática das massas tem sido pouco abordada na psicologia social, que tende a priorizar mais o estudo de pequenos grupos ou de organizações. As ações de movimentos sociais, principalmente as de multidões sem uma liderança determinada, têm chamado cada vez mais a atenção, o que coloca o fenômeno das massas e, sobretudo, de sua gestão, em foco. Diante dessa perspectiva, esse artigo tem, como objetivo, apresentar o debate ocorrido entre Serge Moscovici e Pierre Bourdieu na Maison de la Radio France, em 1982, a propósito do livro publicado por Moscovici intitulado "L"âge des foules: un traité historique de psychologie des masses", buscando contribuições para a educação. Apresenta a discussão do conceito de "massas" realizada por Moscovici (1981) e, na sequência, problematiza alguns pontos do debate entre os dois autores que podem contribuir para se pensar desafios do atual contexto educacional brasileiro a partir de uma perspectiva psicossocial. Palavras-chave: Massas. Multidões. Serge Moscovici. Pierre Bourdieu. Educação.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Pereira Lima, PPGE/UNESA

Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá-RJ, Linha de Pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas. Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC)/Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC). Membro do GT Representações Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Lucia Villas Bôas, Universidade Cidade de São Paulo e Fundação Carlos Chagas

Diretora-Vice-Presidente Operacional da Fundação Carlos Chagas (FCC), Coordenadora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC), responsável cientí­fica da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici (FCC/Consulado Geral da França em São Paulo) e docente/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, ambos da Universidade Cidade de São Paulo. Participa como membro do Conselho Cientí­fico do Réseau Mondial Serge Moscovici (REMOSCO/EHESS, França), da Chair UNESCO Formation et pratiques professionnelles (Cnam, França) e da coleção "La professionnalisation, entre travail et formation" da Presses Universitaire de Rouen et du Havre (França). É membro do GT Representações Sociais da ANPEPP e vice-coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Educação-Subjetividade (CIERS-ed/FCC).

Maria de Fátima Barbosa Abdalla, Universidade Católica de Santos

Docente e pesquisadora da Universidade Católica de Santos. Participa da Diretoria da ANFOPE São Paulo e faz parte da Comissão Cientí­fica do GT 4 - Didática da ANPEd. Membro da Latin American Studies Association/LASA, da Red Educativa Mundial (REDEM) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC. Faz parte do Fórum Estadual Paulista, representando a ANFOPE/SP. Colaboradora da Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe/OREALC-UNESCO Santiago. Professora Colaboradora da Universidad Distrital Francisco José de Caldas/Bogotá. Participa da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, desenvolvendo pesquisas relacionadas í  educação para a diversidade e inclusão. Pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação/CIERS-ed/FCC, Cátedra UNESCO-Profissionalização Docente.

Downloads

Publicado

27-03-2022

Como Citar

Lima, R. de C. P., Villas Bôas, L., & Abdalla, M. de F. B. (2022). Abordagem psicossocial das massas: o debate entre Serge Moscovici e Pierre Bourdieu e contribuições para a educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 233–257. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10462

Edição

Seção

Seção temática