O método dialético na pesquisa em educação: uma compreensão crítica da realidade educacional
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210182Resumo
Este ensaio busca sintetizar aspectos que auxiliam na compreensão de fenômenos em geral: dialética e materialismo. Diante disto, este estudo tem como objetivo analisar a produção de conhecimento sob as vias procedimentais do método dialético, a fim de compreender as contribuições do método do Materialismo Histórico-Dialético na pesquisa em Educação para a abordagem crítica da realidade educacional brasileira. Justifica-se tal esforço, considerando as dificuldades em se trabalhar com esse método e suas categorias. Os procedimentos metodológicos pautam-se na abordagem qualitativa e na pesquisa bibliográfica, tendo como aporte teórico-metodológico o Materialismo Histórico-Dialético. O artigo revela a importância de conhecermos e absorvermos para as nossas práticas de pesquisas em educação, as intensidades dos pressupostos do método dialético, posto que o conhecimento para essa abordagem teórico-metodológica permite aos sujeitos pesquisadores uma compreensão não alienada do movimento real dos objetos. Palavras-chave: Educação. Materialismo Histórico-Dialético. Pesquisa em Educação. Realidade educacional.Downloads
Publicado
18-11-2022
Como Citar
Santos, A. R. de J., Gonçalves, J. A., & Rodrigues, S. de O. (2022). O método dialético na pesquisa em educação: uma compreensão crítica da realidade educacional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 68–90. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210182
Edição
Seção
Artigos