O método dialético na pesquisa em educação: uma compreensão crí­tica da realidade educacional

Autores

  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • José Alexandre Gonçalves SEED/PR
  • Samuel de Oliveira Rodrigues Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210182

Resumo

Este ensaio busca sintetizar aspectos que auxiliam na compreensão de fenômenos em geral: dialética e materialismo. Diante disto, este estudo tem como objetivo analisar a produção de conhecimento sob as vias procedimentais do método dialético, a fim de compreender as contribuições do método do Materialismo Histórico-Dialético na pesquisa em Educação para a abordagem crí­tica da realidade educacional brasileira. Justifica-se tal esforço, considerando as dificuldades em se trabalhar com esse método e suas categorias. Os procedimentos metodológicos pautam-se na abordagem qualitativa e na pesquisa bibliográfica, tendo como aporte teórico-metodológico o Materialismo Histórico-Dialético. O artigo revela a importância de conhecermos e absorvermos para as nossas práticas de pesquisas em educação, as intensidades dos pressupostos do método dialético, posto que o conhecimento para essa abordagem teórico-metodológica permite aos sujeitos pesquisadores uma compreensão não alienada do movimento real dos objetos. Palavras-chave: Educação. Materialismo Histórico-Dialético. Pesquisa em Educação. Realidade educacional.

Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Prof. Pós Doutora em Educação. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação  em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

José Alexandre Gonçalves, SEED/PR

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), professor da rede estadual de educação do Estado do Paraná e integrante do Grupo de Pesquisa pelo CNPq: Currí­culo, Formação e Trabalho Docente.

Samuel de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Mestre e especialista em Educação pelo Dep. de Educação da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Graduado (Bacharel e Licenciado) em Ciências Sociais pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

18-11-2022

Como Citar

Santos, A. R. de J., Gonçalves, J. A., & Rodrigues, S. de O. (2022). O método dialético na pesquisa em educação: uma compreensão crí­tica da realidade educacional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 68–90. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210182

Edição

Seção

Artigos