Ginástica Para Todos e Identidade Amazônica: Caminhos à Decolonialidade
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210180Resumo
Não é raro observarmos uma herança colonial nas narrativas da cultura amazonense. Por tal, aspectos hegemônicos eurocêntricos abrandam características históricas e, por sua vez, identitárias. Nesse sentido, este estudo apresenta a experiência vivida por dezenove acadêmicos participantes de um projeto de extensão universitária quando da vivência da Ginástica para Todos, sobretudo na construção de uma coreografia que versou sobre a temática da cultura amazônica com enlaces aos princípios da pedagogia decolonial. Utilizando-se de dados advindos de grupos focais, diários de campo e método visual, a análise fenomenológica revelou dois eixos de discussão: experiência perceptiva sobre o entorno e a relação consigo mesmo; a incorporação do ser-amazônida. A prerrogativa extensionista em ginástica evidenciou uma revisão do corpo-próprio, relatado em terceira pessoa para o protagonismo das narrativas. Agregar histórias de vida ao projeto pedagógico corroborou para a emancipação do grupo e valorização cultural local. Palavras-chave: Identidade Cultural. Decolonialismo. Ginástica para todos. Amazônia.Downloads
Publicado
16-11-2022
Como Citar
Corrêa, L. da S., Soares, A. de A., & Carbinatto, M. V. (2022). Ginástica Para Todos e Identidade Amazônica: Caminhos à Decolonialidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 27–46. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210180
Edição
Seção
Artigos