Educação em saúde e suas tecnologias no currí­culo dos cursos de Pedagogia do Brasil

Autores

  • Antonia Janieiry Ribeiro da Silva Brito Centro Universitário Christus - Unichristus
  • Monica Nogueira Brayner Centro Universitário Christus - Unichristus
  • Karla Angélica Silva do Nascimento Centro Universitário Christus - Unichristus

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar como a relação Educação em Saúde e suas tecnologias são abordadas na matriz curricular dos cursos de Pedagogia do Brasil para promoção da saúde na escola. O estudo de caso, de abordagem quanti-qualitativa, analisou como fonte as informações disponí­veis no e-MEC, sistema criado para tramitar os processos de regulamentação das instituições de ensino superior no credenciamento e no recredenciamento de cursos. Em relação ao uso das tecnologias à promoção da saúde na escola, foi realizada uma busca em repositórios de recursos digitais disponí­veis na web. Os resultados mostraram que há necessidade de investimento na formação inicial relacionada à Educação em Saúde, visto que os profissionais de ensino precisam, também, conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas aos aspectos saudáveis das crianças na educação básica. Ademais, mostrou que os recursos para ajudar o processo de ensino e aprendizagem da saúde na escola existem, mas precisam ser estudados e analisados pelos docentes. Palavras-chave: Educação em Saúde. Currí­culo. Pedagogia. Tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Antonia Janieiry Ribeiro da Silva Brito, Centro Universitário Christus - Unichristus

Aluna do Mestrado em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Técnica em Secretariado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Monica Nogueira Brayner, Centro Universitário Christus - Unichristus

Aluna do curso de Pedagogia do Centro Universitário Christus - Unichristus

Karla Angélica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus - Unichristus

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva dos cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos ní­veis de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Christus - Unichristus. Professora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - MESTed. 

Downloads

Publicado

23-09-2022

Como Citar

Brito, A. J. R. da S., Brayner, M. N., & Nascimento, K. A. S. do. (2022). Educação em saúde e suas tecnologias no currí­culo dos cursos de Pedagogia do Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 97–113. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10414

Edição

Seção

Artigos