Educação em saúde e suas tecnologias no currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210166Resumo
O estudo teve como objetivo identificar como a relação Educação em Saúde e suas tecnologias são abordadas na matriz curricular dos cursos de Pedagogia do Brasil para promoção da saúde na escola. O estudo de caso, de abordagem quanti-qualitativa, analisou como fonte as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para tramitar os processos de regulamentação das instituições de ensino superior no credenciamento e no recredenciamento de cursos. Em relação ao uso das tecnologias à promoção da saúde na escola, foi realizada uma busca em repositórios de recursos digitais disponíveis na web. Os resultados mostraram que há necessidade de investimento na formação inicial relacionada à Educação em Saúde, visto que os profissionais de ensino precisam, também, conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas aos aspectos saudáveis das crianças na educação básica. Ademais, mostrou que os recursos para ajudar o processo de ensino e aprendizagem da saúde na escola existem, mas precisam ser estudados e analisados pelos docentes. Palavras-chave: Educação em Saúde. Currículo. Pedagogia. Tecnologias digitais.Downloads
Publicado
23-09-2022
Como Citar
Brito, A. J. R. da S., Brayner, M. N., & Nascimento, K. A. S. do. (2022). Educação em saúde e suas tecnologias no currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 97–113. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210166
Edição
Seção
Artigos