Prática docente no Ensino Superior: docência reflexiva para uma educação emancipatória

Autores

  • Lúcio Mendes Ribeiro Universidade Estácio de Sá
  • Thalyta Cavalcante Alencar Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

Resumo

O artigo reflete sobre o perfil e o papel do docente no ensino superior, partindo da perspectiva de uma educação emancipatória, com um recorte especí­fico com foco no tema "Educar para a vida". Isto posto, a sua proposta principal é traçar um paralelo entre a controvertida obra do músico brasileiro internacionalmente reconhecido, Tom Zé, e quais seriam as suas contribuições no sentido de estimular o trabalho dos docentes rumo a um novo modelo de educação, que preze a liberdade, autonomia e criatividade. Em princí­pio, pode parecer incongruente a escolha de um personagem que não possui o rótulo de educador nos seus trabalhos, porém, a escolha ganha força em função da originalidade e singularidade da obra do artista, caracterí­sticas estas que vão diretamente ao encontro de uma educação emancipatória proposta aqui. Junto ao estudo de caso de uma obra do artista o texto traz uma pequena revisão bibliográfica sobre os temas que permeiam a docência no ensino superior, tomando como referência principalmente as idéias de Paulo Freire. Conclui que a prática docente do ensino superior no âmbito da universidade brasileira carece de maturidade pedagógica e que a arte de educar exige do docente posturas muitas vezes similares a dos artistas. Para tanto, é imprescindí­vel que se tenha a sensibilidade de perceber que a produção do conhecimento só acontece plenamente em ambientes que não cerceiem a liberdade criativa dos seus pares. Refletir sobre estas questões possibilita ao docente assumir uma postura crí­tica e reflexiva diante do ato de educar. Palavras-Chave: Docência no Ensino Superior. Educação Emancipatória. Docência Reflexiva.

Biografia do Autor

Lúcio Mendes Ribeiro, Universidade Estácio de Sá

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio de Sá (2012.4). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Estácio de Sá. (2014.3)

Thalyta Cavalcante Alencar, Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará; Mestranda de Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pernambuco.

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Ribeiro, L. M., & Alencar, T. C. (2016). Prática docente no Ensino Superior: docência reflexiva para uma educação emancipatória. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 61–78. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1041

Edição

Seção

Artigos