O trabalho docente e as experiências dos professores de Ciências dentro da realidade prisional
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as experiências dos professores de Ciências que exercem o ofício em uma Unidade Prisional, no interior do Nordeste do Brasil. A amostra foi constituída de quatro professores do quadro funcional da Unidade Prisional pesquisada. Os dados foram obtidos por meio de questionários e entrevistas individuais com roteiro semiestruturado, e foram tratados qualitativamente com base na metodologia de Análise Textual Discursiva. Verifica-se que os professores que trabalham em uma Unidade Prisional exercem um papel fundamental na emancipação humana e, diante das experiências vividas, dificuldades encontradas e descobertas do papel social do professor, podem ocorrer mudanças no pensamento docente em relação às suas percepções da escola no ambiente de privação de liberdade. O estudo nos possibilita refletir a respeito das dificuldades encontradas e dos desafios enfrentados pelo professor no sistema prisional, impelindo-nos a pensar em novas formas para a construção de atividades no contexto da educação em prisões e que se adaptem à realidade prisional.Downloads
Publicado
18-02-2023
Como Citar
Costa, J. C., & Massena, E. P. (2023). O trabalho docente e as experiências dos professores de Ciências dentro da realidade prisional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10396. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10396
Edição
Seção
Artigos