O trabalho docente e as experiências dos professores de Ciências dentro da realidade prisional

Autores

  • Joilma Cordeiro Costa
  • Elisa Prestes Massena UESC

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as experiências dos professores de Ciências que exercem o ofí­cio em uma Unidade Prisional, no interior do Nordeste do Brasil. A amostra foi constituí­da de quatro professores do quadro funcional da Unidade Prisional pesquisada. Os dados foram obtidos por meio de questionários e entrevistas individuais com roteiro semiestruturado, e foram tratados qualitativamente com base na metodologia de Análise Textual Discursiva. Verifica-se que os professores que trabalham em uma Unidade Prisional exercem um papel fundamental na emancipação humana e, diante das experiências vividas, dificuldades encontradas e descobertas do papel social do professor, podem ocorrer mudanças no pensamento docente em relação às suas percepções da escola no ambiente de privação de liberdade. O estudo nos possibilita refletir a respeito das dificuldades encontradas e dos desafios enfrentados pelo professor no sistema prisional, impelindo-nos a pensar em novas formas para a construção de atividades no contexto da educação em prisões e que se adaptem à realidade prisional.

Biografia do Autor

Joilma Cordeiro Costa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ilhéus, Bahia.

Elisa Prestes Massena, UESC

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ilhéus, Bahia.

Downloads

Publicado

18-02-2023

Como Citar

Costa, J. C., & Massena, E. P. (2023). O trabalho docente e as experiências dos professores de Ciências dentro da realidade prisional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10396. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10396

Edição

Seção

Artigos