A formação do professor-pesquisador na Licenciatura em Ciências - Biologia e Química: a percepção de professores e licenciandos
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210173Resumo
O artigo visa analisar a reflexão de alunos e orientadores do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química sobre as suas práticas docentes, pautadas na perspectiva do professor-pesquisador. Baseou-se na abordagem qualitativa, e, como procedimento de coleta de dados, recorreu-se às entrevistas semiestruturadas com professores, orientadores e alunos estagiários do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química. Como referencial teórico, foram utilizados autores que defendem a perspectiva do professor-pesquisador e autores da teoria crítica em educação (LíÅ“DKE, 2001; NÓVOA,1995, 2019; ANDRÉ,2006; PIMENTA; LIMA,2019; DINIZ-PEREIRA,2014; 2021; ESTEBAN; ZACCUR, 2002; FAGUNDES, 2016; FREIRE, 2019). A análise dos dados, realizada qualitativamente articulada com o referencial teórico, indica que, tanto para os alunos quanto para os professores entrevistados, é imprescindível que a formação inicial esteja comprometida com a constituição do professor-pesquisador, bem como com a ideia de inacabamento do professor, pois são vistos como basilares para uma prática docente alicerçada na pesquisa, sendo possível concluir que a formação do professor-pesquisador contribui para superar as formas tradicionais de ensino, inspiradas na racionalidade tecnocrática. Palavras-chave Estágio Supervisionado; Professores orientadores; professor - pesquisador.Downloads
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