A formação do professor-pesquisador na Licenciatura em Ciências - Biologia e Quí­mica: a percepção de professores e licenciandos

Autores

  • Euricleia Gomes Coelho Universidade Federal do Amazonas
  • Ruth Pavan Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210173

Resumo

O artigo visa analisar a reflexão de alunos e orientadores do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Quí­mica sobre as suas práticas docentes, pautadas na perspectiva do professor-pesquisador. Baseou-se na abordagem qualitativa, e, como procedimento de coleta de dados, recorreu-se às entrevistas semiestruturadas com professores, orientadores e alunos estagiários do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Quí­mica. Como referencial teórico, foram utilizados autores que defendem a perspectiva do professor-pesquisador e autores da teoria crí­tica em educação (LíÅ“DKE, 2001; NÓVOA,1995, 2019; ANDRÉ,2006; PIMENTA; LIMA,2019; DINIZ-PEREIRA,2014; 2021; ESTEBAN; ZACCUR, 2002; FAGUNDES, 2016; FREIRE, 2019). A análise dos dados, realizada qualitativamente articulada com o referencial teórico, indica que, tanto para os alunos quanto para os professores entrevistados, é imprescindí­vel que a formação inicial esteja comprometida com a constituição do professor-pesquisador, bem como com a ideia de inacabamento do professor, pois são vistos como basilares para uma prática docente alicerçada na pesquisa, sendo possí­vel concluir que a formação do professor-pesquisador contribui para superar as formas tradicionais de ensino, inspiradas na racionalidade tecnocrática. Palavras-chave Estágio Supervisionado; Professores orientadores; professor - pesquisador.

Biografia do Autor

Euricleia Gomes Coelho, Universidade Federal do Amazonas

Professora adjunta do Colegiado de Ciência: Biologia e Quí­mica no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente - IEAA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, área de atuação prática de ensino em Quí­mica e estágio supervisionado.

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutora em Educação pela UNISINOS. Pós-doutoramento pela UMINHO. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UCDB. Bolsista Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

18-09-2022

Como Citar

Coelho, E. G., & Pavan, R. (2022). A formação do professor-pesquisador na Licenciatura em Ciências - Biologia e Quí­mica: a percepção de professores e licenciandos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 229–253. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210173

Edição

Seção

Artigos