Cultura, cultura cientí­fica e dimensão cultural da ciência: definir para imergir

Autores

  • Maria Josiane da Silva Nery Universidade Estadual da Paraí­ba
  • Paulo César Geglio Universidade Estadual da Paraí­ba

Resumo

Neste ensaio discutimos como o termo cultura adquire diferentes significados na relação com a ciência, a fim de delinear o espaço da cultura cientí­fica e, dentro deste, a dimensão cultural da ciência. Para tanto, recorreu-se a autores que pensam a cultura e a ciência do ponto de vista histórico e filosófico, além de um levantamento bibliográfico sobre a dimensão cultural da ciência. Foi possí­vel estabelecer paralelos entre os marcos que delimitam cultura e ciência na contemporaneidade e, dessa forma, esboçar o espaço da dimensão cultural da ciência, contribuindo para uma melhor compreensão desse conceito e levantando novas questões que podem orientar a busca de seus indicadores em pesquisas futuras. Palavras-chave: Cultura. Cultura cientí­fica. Dimensão cultural da ciência. Letramento cientí­fico.

Biografia do Autor

Maria Josiane da Silva Nery, Universidade Estadual da Paraí­ba

Bióloga graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA-2008). Mestre em Biologia Ambiental (UFPA-2012) com pesquisas em ecologia vegetal da zona costeira amazônica. Mestre em Ensino de Biologia (UFPA-2019). Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual da Paraí­ba. Atualmente desenvolve material de divulgação cientí­fica para a primeira infância e pesquisa em letramento cientí­fico na educação básica. É professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Pará e Tutora pedagógica da graduação a distância em Ciências Biológicas da UFPA.

Paulo César Geglio, Universidade Estadual da Paraí­ba

Possui graduação em filosofia; Mestrado em Educação: História, Polí­tica, Sociedade e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor Associado na Universidade Federal da Paraí­ba, ministrando disciplinas de Fundamentos da Educação. Faz estudos e pesquisas no segmento da formação de professores, abrangendo práticas profissionais, identidade e polí­ticas para a formação. Faz parte do grupo de pesquisa Multidisciplinar de Pesquisa sobre Formação Docente e Prática de Ensino.

Downloads

Publicado

01-08-2022

Como Citar

Nery, M. J. da S., & Geglio, P. C. (2022). Cultura, cultura cientí­fica e dimensão cultural da ciência: definir para imergir. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 77–96. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10359

Edição

Seção

Artigos