O preço da bola: processo de formação de crianças do Sport Club Internacional no contexto do futebol em rede

Autores

  • Honor Almeida Neto ULBRA
  • Everton Rodrigo Santos UNiversidade Feevale

Resumo

Este artigo investiga o processo de formação de jovens atletas das categorias de base do Sport Club Internacional, visando reconstituir a construção do habitus dessas crianças e adolescentes, analisando os riscos a que são expostos e a forma como reagem à pressão que caracteriza o contexto do futebol. Busca também identificar as expectativas de pais/responsáveis quanto ao futuro das crianças através da experiência neste espaço de formação. Neste estudo de casos, realizaram-se entrevistas com uma amostra de atletas e pais de atletas com idade entre 10 e 11 anos, compreendendo 42 atletas, nascidos em 1997 e em 1998, e 41 pais. Hoje se requer um conjunto de novas habilidades com vistas a uma formação integral do atleta, como flexibilidade, autonomia, capacidade de trabalhar em grupo, postura pró-ativa, controle emocional, entre outras, que não se instauram apenas com treinamentos técnicos, mas estão relacionadas com o desenvolvimento pessoal da criança e do adolescente. A pesquisa, ao realizar um diagnóstico desta realidade e desta demanda social emergente, pode subsidiar projetos de extensão voltados às famí­lias de atletas, a funcionários dos clubes e, claro, às próprias crianças e adolescentes envolvidos nesta realidade, trazendo à tona o preço a ser pago pela busca do sonho de se tornar atleta de futebol.

Biografia do Autor

Honor Almeida Neto, ULBRA

Doutor em Serviço Social pela PUC de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais (1995). Atualmente é professor e pesquisador na graduação e Pós-graduação em Ciência Polí­tica e Gestão Pública EAD, integrando o grupo de pesquisa Sociedade Informacional, Individualidades, Polí­ticas Sociais da ULBRA. Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas com ênfase na análise de processos de formação da Criança e do Adolescente e do impacto das NTIC na qualidade das relações humanas e sociais.

Everton Rodrigo Santos, UNiversidade Feevale

Everton Rodrigo Santos é Pós-doutor em Ciência Polí­tica pela UFRGS (2013), Doutor (2005) e Mestre (1996). É consultor e avaliador da CAPES, professor titular e pesquisador do corpo permanente da Universidade Feevale no PPG Diversidade Cultural e Inclusão Social, orientando teses e dissertações, é também professor adjunto na Universidade Luterana do Brasil. Como pesquisador é vinculado ao Grupo de Pesquisa Capital Social e Desenvolvimento Sustentável na América Latina da UFRGS, ao Grupo Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade Feevale e ao Grupo Sociedade Informacional, Individualidades, Polí­ticas Sociais da ULBRA.Também integra a Latin American Studies Association (LASA), a International Political Science Association (IPSA). Atua na área da Ciência Polí­tica e Interdisciplinar, tendo como suas principais preocupações a temática da democracia, da cultura polí­tica, do capital social e das polí­ticas públicas. Publicou 27 artigos nacionais/internacionais, 10 capí­tulos de livros e 3 livros. Sua última obra publicada em 2013 foi Democracia e Desenvolvimento pela editora da Unijui. Como gestor acadêmico foi coordenador de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (2008/2009) e (2010/2011), membro de Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CNPPG 2007/2009) e Conselho Universitário (CONSU 2009/2014), além de ter integrado e integrar diversos fóruns de assessoramento ao ensino e a pesquisa.

Publicado

26-12-2016

Como Citar

Neto, H. A., & Santos, E. R. (2016). O preço da bola: processo de formação de crianças do Sport Club Internacional no contexto do futebol em rede. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 64–82. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1035

Edição

Seção

Artigos