O que pensam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade sobre o seu bem-estar e a qualidade de vida

Autores

  • Marlene Sch¼ssler Daroz Universidade Federal do Amazonas
  • Elizabete Abate Universidade Federal do Amazonas
  • Tania Stoltz Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210176

Resumo

Sistema de valores, contexto cultural e condição social definem a qualidade de vida e o bem-estar do indiví­duo. Este estudo tem o objetivo de apresentar concepções de 92 crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos em risco social acerca do bem-estar e da qualidade dos espaços onde vivem. Trata-se de um estudo quantitativo, utilizando o questionário "Qualidade de vida e Bem-Estar para jovens (QVBE)" analisado por um programa estatí­stico. A partir da análise estatí­stica dos resultados, foram criadas categorias considerando cada bloco de perguntas. Observou-se que a precária estrutura familiar, a baixa escolarização dos pais e o desemprego agravam as condições de vida, ampliando a vulnerabilidade dos pais e, por consequência, dos filhos. Concluiu-se que a qualidade de vida e os contextos vividos estão diretamente relacionados à vulnerabilidade social e à resiliência, sendo necessário um novo olhar que valorize aspectos fí­sicos, econômicos e psicológicos envolvidos na pobreza. Palavras-chave: Contextos de Vida. Vulnerabilidade social. Criança. Adolescente. Pobreza.

Biografia do Autor

Marlene Sch¼ssler Daroz, Universidade Federal do Amazonas

Pedagoga, Pós-Doutora em Educação. Pesquisadora da infância. Docente do Curso de Pedagogia

Elizabete Abate, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga. Mestra em educação. Doutoranda em Educação.

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná

Pedagogoa. Pós-Doutora em Educação pela Piaget Society e Allanus University. Docente Graduação e Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação (UFPR).

Downloads

Publicado

10-07-2022

Como Citar

Daroz, M. S., Abate, E., & Stoltz, T. (2022). O que pensam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade sobre o seu bem-estar e a qualidade de vida. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 292–311. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210176

Edição

Seção

Artigos