"Colcha de Retalhos Digital": uma experiência estética das narrativas (auto) biográficas à luz das Representações Sociais

Autores

  • Margaréte May Berkenbrock-Rosito Universidade Cidade de São Paulo
  • Kiara Maia de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo
  • Nataly Chaves de Freitas Universidade Cidade de São Paulo
  • Deborah Christina Lopes Costa Universidade Cidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo trata da metodologia da "Colcha de Retalhos" desenvolvida em ambiente virtual decorrente da pandemia de covid-19. Os relatos de experiência foram produzidos por meio de questionário respondido pelos participantes do grupo de pesquisa em 2020 e 2021. Fez-se uma análise do corpus apoiada na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978) para apreensão dos elementos das dimensões informacionais, atitudinais e imagéticas. Os resultados revelaram que os participantes são favoráveis à participação na construção da "Colcha de Retalhos" no ciberespaço. Evidenciou-se um predomí­nio no discurso coletivo dos participantes que emoção e sentimentos alusivos às narrativas (auto) biográficas, que denota uma experiência estética, rompem com o senso comum atribuí­do ao espaço virtual como distante e frio, e também a aprendizagem ser meramente um processo racional e cognitivo. Este processo reflexivo no ambiente formativo virtual constitui os sujeitos e suas experiências de vida, que se cruzam neste caminho de pesquisa. Palavras-chave: Cultura Digital. Representação Social. Experiência Estética. Narrativa (auto) biográfica. Colcha de Retalhos Digital.

Biografia do Autor

Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Universidade Cidade de São Paulo

Formada em Pedagogia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestrado em Educação e Currí­culo - PUCSP; Doutorado em Educação- UNICAMP; Pós-Doutorado em História da Educação - Universidade de Lisboa. Atua como professora e pesquisadora do Programa Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação e Programa Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais. Editora da Revista @mbienteeducação-UNICID. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Bioética, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, História de Vida, Memória, Narrativa (Auto) Biográfica, Educação Estética na formação inicial e continuada de professores, gestores e pesquisadores. Desenvolve a pesquisa "Narrativa (Auto) Biográfica Pictográfica: Representações Sociais na Experiência Estética dos percursos formativos", cadastrada no CNPq. Sua produção intelectual envolve artigos, capí­tulos de livros e livros, tais como: "A Estética do Espaço Escolar"; "Educação Estética, Narrativas e Arte na Formação de Professores"; "Documento autobiográfico: costuras estéticas nos processos narrativos da prática docente"; "Tecnologia educacional digital na educação básica: estética do empoderamento nas narrativas discentes"; "Formação do Professor Pesquisador: um processo de desenvolvimento da autonomia e de escuta dos sujeitos".

Kiara Maia de Oliveira, Universidade Cidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, 2019. Mestranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, Bolsista PROSUP-CAPES.

Nataly Chaves de Freitas, Universidade Cidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia, Artes e Matemática. Mestra em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA), cursando Doutorado em Educação na Universidade Cidade de São Paulo, com bolsa Capes do Programa PROSUP.

Deborah Christina Lopes Costa, Universidade Cidade de São Paulo

Professora efetiva da rede municipal de Campinas; coordenadora de relacionamento, conteudista e tutora na MUST University/USA Mestre em Linguí­stica Aplicada pela UNICAMP Doutoranda em educação pela UNICID

Downloads

Publicado

15-06-2022

Como Citar

Berkenbrock-Rosito, M. M., Maia de Oliveira, K., Chaves de Freitas, N., & Costa, D. C. L. (2022). "Colcha de Retalhos Digital": uma experiência estética das narrativas (auto) biográficas à luz das Representações Sociais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 139–160. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10003

Edição

Seção

Seção temática