A (In) Compatibilidade do Princípio da Capacidade Contributiva com as Taxas. - DOI 10.5935/2448-0517.20190045
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a compatibilidade do princípio da capacidade contributiva previsto pela Constituição Federal com as taxas. Estabelecendo a diferença entre texto legal e norma jurídica, defende que o fato de o art. 145, § 1º, do texto constitucional, somente prever expressamente a aplicação do princípio da capacidade contributiva aos impostos, não impossibilita sua aplicação às taxas. Defende que os critérios materiais de justiça positivados pelo poder constituinte em 1988 impõem a necessidade de realização de justiça fiscal, o que passa necessariamente pela observância da capacidade contributiva. São abordados os entendimentos doutrinários sobre a matéria, bem como a posição do Supremo Tribunal Federal. Por fim, enfatiza que a aplicação do princípio pelo legislador, na instituição das taxas, deve observar as peculiaridades próprias da espécie tributária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.