O Compliance Criminal como instrumento de garantia dos Direitos Humanos dos trabalhadores de organizações Empresariais. - DOI 10.5935/2448-0517.20190055
Résumé
O presente trabalho tem por escopo analisar como os programas de cumprimento normativo podem proteger os direitos humanos dos trabalhadores, sobretudo no que tange aos crimes trabalhistas. A justificativa para a construção desse artigo é compreender melhor essa tendência no meio empresarial. Há uma movimentação no cenário internacional voltada para uma política penal de prevenção a esse tipo de criminalidade, na qual Estados e organizações pressionam as empresas a atuarem em conformidade com a legislação sobre o assunto. Tais crimes trabalhistas devem ser evitados por meio de medidas voltadas ao combate às violações aos direitos dos trabalhadores. Para elucidar essa questão relativa ao compliance e à efetivação dos Direitos Humanos será utilizada a metodologia de revisão bibliográfica. Por meio da análise dessa questão metodológica, considera-se que as medidas de compliance criminal podem ser efetivas tanto para promover a responsabilidade social da empresa quanto para tutelar os direitos humanos, promovendo um cenário empresarial mais íntegro.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.