O Compliance Criminal como instrumento de garantia dos Direitos Humanos dos trabalhadores de organizações Empresariais. - DOI 10.5935/2448-0517.20190055
Abstract
O presente trabalho tem por escopo analisar como os programas de cumprimento normativo podem proteger os direitos humanos dos trabalhadores, sobretudo no que tange aos crimes trabalhistas. A justificativa para a construção desse artigo é compreender melhor essa tendência no meio empresarial. Há uma movimentação no cenário internacional voltada para uma política penal de prevenção a esse tipo de criminalidade, na qual Estados e organizações pressionam as empresas a atuarem em conformidade com a legislação sobre o assunto. Tais crimes trabalhistas devem ser evitados por meio de medidas voltadas ao combate às violações aos direitos dos trabalhadores. Para elucidar essa questão relativa ao compliance e à efetivação dos Direitos Humanos será utilizada a metodologia de revisão bibliográfica. Por meio da análise dessa questão metodológica, considera-se que as medidas de compliance criminal podem ser efetivas tanto para promover a responsabilidade social da empresa quanto para tutelar os direitos humanos, promovendo um cenário empresarial mais íntegro.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.