A realidade educacional das unidades prisionais da região Missões e noroeste do estado do Rio Grande do Sul: um estudo sobre a existência e a quantidade de pessoas em atividades educacionais e sobre as modalidades de ensino cursadas - DOI:10.5935/2448-05

Auteurs-es

  • Serli Genz Bölter
  • Marizete Burin

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo analisar a realidade educacional das unidades prisionais da região Missões e Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, buscando averiguar a existência de pessoas privadas de liberdade em atividades educacionais, a quantidade de pessoas privadas de liberdade em atividades educacionais, e as modalidades de ensino cursadas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de uma amostragem não-probabilí­stica, com escopo exploratório e descritivo, e com análise de material bibliográfico e documental, especialmente com dados oriundos do Departamento Penitenciário Nacional. Com a presente pesquisa identificou-se que existem pessoas privadas de liberdade em atividades educacionais na região Missões e Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, constatou-se a existência de 360 pessoas em atividades educacionais (de um total de 2.341 pessoas privadas de liberdade), e verificou-se que essas pessoas cursam modalidades de ensino de instrução escolar (alfabetização, ensino fundamental e ensino médio).

Téléchargements

Publié-e

2019-05-19

Comment citer

Bölter, S. G., & Burin, M. (2019). A realidade educacional das unidades prisionais da região Missões e noroeste do estado do Rio Grande do Sul: um estudo sobre a existência e a quantidade de pessoas em atividades educacionais e sobre as modalidades de ensino cursadas - DOI:10.5935/2448-05. Juris Poiesis - Qualis B1, 22(28), 140–156. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurispoiesis/article/view/6640

Numéro

Rubrique

Artigos