INSURREIÇÃO PÓS-COLONIAL: NOVOS PARADIGMAS HISTORIOGRÁFICOS PARA RECONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Auteurs-es

  • Arthur Magalhães Costa FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ
  • Henrique Weil Afonso

Mots-clés :

História do Direito, Eurocentrismo, Crí­tica descolonial/pós-colonial.

Résumé

A partir do que se consegue extrair das anotações históricas e circunstâncias que fomentaram os modelos contemporâneos dos Direitos Humanos e do Direito Internacional, percebe-se que, em que pesem pretensamente progressistas, planificadores, triunfalistas e evolucionistas, são construí­dos sob fundações que diante da repressão sistêmica, acabam profundamente silenciadas. O presente trabalho procurará problematizar certos aspectos das disciplinas encartadas, se servindo de marco teórico desconstrutivo e propositivo, abalizado na crí­tica descolonial/pós-colonial. Para tanto, buscar-se-á sob égide de tais influências, esmiuçar fenômenos históricos e debates que se voltem para identificar e confrontar o olhar dominante eurocêntrico, trazendo ao debate perspectivas heterogêneas, pelo ponto de vista do outro, do "bárbaro" e do excluí­do, em contraste ao opressor panorama desenvolvimentista, tudo de modo a permitir a insurgência e o resgate de pontos de vistas contrários ao pensar dominante. 

Bibliographies de l'auteur-e

Arthur Magalhães Costa, FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Mestrando em Direito pela Faculdade Damas da Instrução Cristã. Especialista em Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional do Direito pela Universidade de Pisa- Itália, Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pernambuco. Professor da Faculdade Joaquim Nabuco - Paulista. Advogado.

 

Henrique Weil Afonso

Doutor em Direito pela PUC-MINAS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Damas da Instrução Cristã- Recife. 

Publié-e

2020-03-02

Comment citer

Costa, A. M., & Afonso, H. W. (2020). INSURREIÇÃO PÓS-COLONIAL: NOVOS PARADIGMAS HISTORIOGRÁFICOS PARA RECONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. Juris Poiesis - Qualis B1, 20(22). Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurispoiesis/article/view/3258

Numéro

Rubrique

Seção Especial