INSURREIÇÃO PÓS-COLONIAL: NOVOS PARADIGMAS HISTORIOGRÁFICOS PARA RECONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Palabras clave:
História do Direito, Eurocentrismo, Crítica descolonial/pós-colonial.Resumen
A partir do que se consegue extrair das anotações históricas e circunstâncias que fomentaram os modelos contemporâneos dos Direitos Humanos e do Direito Internacional, percebe-se que, em que pesem pretensamente progressistas, planificadores, triunfalistas e evolucionistas, são construídos sob fundações que diante da repressão sistêmica, acabam profundamente silenciadas. O presente trabalho procurará problematizar certos aspectos das disciplinas encartadas, se servindo de marco teórico desconstrutivo e propositivo, abalizado na crítica descolonial/pós-colonial. Para tanto, buscar-se-á sob égide de tais influências, esmiuçar fenômenos históricos e debates que se voltem para identificar e confrontar o olhar dominante eurocêntrico, trazendo ao debate perspectivas heterogêneas, pelo ponto de vista do outro, do "bárbaro" e do excluído, em contraste ao opressor panorama desenvolvimentista, tudo de modo a permitir a insurgência e o resgate de pontos de vistas contrários ao pensar dominante.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.