Da Cibernética à Teoria da Comunicação de Lee O. Thayer: reflexões sobre a E-Cidadania - DOI 10.5935/2448-0517.20200011
Resumen
O presente texto parte de um aporte teórico interdisciplinar, visando estabelecer um ponto de observação diferenciado dos processos comunicacionais virtuais e sua relação com o exercício da e-cidadania. Partindo da Cibernética e da Teoria da Comunicação Organizacional, busca-se compreender a comunicação como um processo que pode ser estudado a partir de quatro níveis de análise, conforme proposto por Lee Thayer. Nesse sentido, a problemática da e-cidadania será vista a partir da observância de uma "zona de sobreposição" dos diversos níveis de comunicação e suas combinações. Com efeito, o estabelecimento de uma compreensão comunicacional da relação existente entre os e-cidadãos e a e-administração permite detectarmos os desafios de uma efetiva ampliação do espaço (virtual) democrático.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.