A atuação do Tribunal de Contas na implementação de políticas públicas DOI:10.5935/2448-0517.20180030
Resumen
Um dos grandes problemas que envolve o direito atualmente refere-se à concretização dos direitos fundamentais. As políticas públicas, vistas como programas de governo para efetivar os direitos sociais, requerem uma efetiva implementação. Todavia, o Poder Executivo encontra diversos obstáculos nesse percurso, principalmente no que diz respeito ao uso do dinheiro público. Diante disso, surge a problemática: o Tribunal de Contas pode interferir nas decisões administrativas que estabelecem políticas públicas? O presente trabalho tem, portanto, a pretensão de demonstrar como se afiguram as políticas públicas dentro da sociedade democrática de direito, esclarecendo qual a relação guardada pelo Tribunal de Contas com a implementação de tais medidas. Nesse sentido, este artigo buscará demonstrar a hipótese de que o Tribunal de Contas tem à sua disposição diversos instrumentos jurídicos que garantem uma fiscalização efetiva na implementação de políticas públicas, especialmente a auditoria operacional. Utilizando-se do método dedutivo, chega-se à conclusão que o Tribunal de Contas é um importante ator na efetivação de políticas públicas, devendo acompanhar a sua criação e implementação junto ao Poder Executivo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.