A atuação do Tribunal de Contas na implementação de políticas públicas DOI:10.5935/2448-0517.20180030
Abstract
Um dos grandes problemas que envolve o direito atualmente refere-se à concretização dos direitos fundamentais. As políticas públicas, vistas como programas de governo para efetivar os direitos sociais, requerem uma efetiva implementação. Todavia, o Poder Executivo encontra diversos obstáculos nesse percurso, principalmente no que diz respeito ao uso do dinheiro público. Diante disso, surge a problemática: o Tribunal de Contas pode interferir nas decisões administrativas que estabelecem políticas públicas? O presente trabalho tem, portanto, a pretensão de demonstrar como se afiguram as políticas públicas dentro da sociedade democrática de direito, esclarecendo qual a relação guardada pelo Tribunal de Contas com a implementação de tais medidas. Nesse sentido, este artigo buscará demonstrar a hipótese de que o Tribunal de Contas tem à sua disposição diversos instrumentos jurídicos que garantem uma fiscalização efetiva na implementação de políticas públicas, especialmente a auditoria operacional. Utilizando-se do método dedutivo, chega-se à conclusão que o Tribunal de Contas é um importante ator na efetivação de políticas públicas, devendo acompanhar a sua criação e implementação junto ao Poder Executivo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.