Advogados "corajosos": Uma análise da produção de identidade(s) nos conflitos intraprofissionais numa comarca do interior. DOI 10.5935/2448-0517.20180008
Resumen
Este artigo analisa como as formas de reconhecimento de prerrogativas profissionais são mobilizadas pelos advogados a partir do conflito entre um grupo de advogados e uma juíza em uma pequena cidade no interior de Minas Gerais. A pesquisa de campo foi realizada através da análise dos documentos, observação participante e conversas informais com os advogados da cidade. O conflito produziu sentidos sobre as formas de identificação profissional, mas também pela articulação de estratégias de ação para mobilizar atenção para o conflito na defesa das prerrogativas profissionais. Isto produziu uma divisão entre os dois grupos, um aliado e outro reconhecido entre eles por sua "coragem" ao produzir demandas contra à juíza. Tais estratégias compreendem a utilização de recursos judiciais e administrativos, como denúncias formalizadas ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e ao Conselho Nacional de Justiça, mas também se articulou por meio de denúncias na mídia e a articulação com a política local. Ao acionarem diversas formas de controle burocráticos da organização judiciária, os sujeitos produziram distintos significados da sua identidade profissional, na e para além da dimensão do reconhecimento burocrático da demanda, englobando aspectos profissionais e políticos. Isto reforçou identidades e hierarquias profissionais entre as profissões do direito.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores de trabalhos publicados nesta revista declaram conhecer e concordar com as seguintes regras:
1. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral e gratuita dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações encaminhadas.
2. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Juris Poiesis ou da Universidade Estácio de Sá.